Entre para seguir isso  
Nti-claudio

Arremesso de isca artificial - referência de distância

Recommended Posts

Tenho dificuldade de arremessar isca artificial. Uma isca de 20g não consigo lançar longe. Ainda não sei onde estou errando, mas sou persistente. Minha dúvida aqui no fórum é sobre qual meta de aprendizagem e treino que devo estabelecer, em termos de distância. Qual distância que vai uma isca de 20g e 30g? A minha pesca é em beira de praia e em cima de pedras no mar. Então, precisa arremessar longe e muitas vezes contra o vento. Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo ao Pescaki, Cláudio! :joia: 

Não conheço bem a pesca de praia a ponto de poder opinar, mas te adianto que um bom arremesso não está apenas ligado ao peso da isca, mas sim no conluio de todo o equipamento, considerando o formato do carretel do molinete (se molinete), o tipo e a regulagem da carretilha (se carretilha), o comprimento e ação da vara e a espessura da linha, além de que tipo de linha se está usando.  :ok:

A ver o que escreverão os amigos que conhecem a modalidade... :joia: 

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez sua limitação esteja no restante do material, e não somente no peso da isca.

Uma isca de 20 a 30 gramas o ideal seria uma vara de 25~30lbs (verificar o casting da vara), com uma linha macia (multi 8x por exemplo).

Para registrar, utilizando uma vara de 20lbs, uma carretilha curado 201e7 e uma linha ygk 8x de 30lbs (0.21mm) tenho arremesso considerável, atingindo 40 metros (talvez até mais) com a isca Inna90, (16 gramas)

Compartilhar este post

Link para o post
Em 10/09/2019 at 11:23, Nti-claudio disse:

Tenho dificuldade de arremessar isca artificial. Uma isca de 20g não consigo lançar longe. Ainda não sei onde estou errando, mas sou persistente. Minha dúvida aqui no fórum é sobre qual meta de aprendizagem e treino que devo estabelecer, em termos de distância. Qual distância que vai uma isca de 20g e 30g? A minha pesca é em beira de praia e em cima de pedras no mar. Então, precisa arremessar longe e muitas vezes contra o vento. Desde já agradeço.

Para a situação que pesca, sem dúvida que um bom conjunto de vara e molinete seria mais adequado que carretilha (lançar contra o vento, de cima de pedras). Acredito que com uma vara de 7 a 8 pés e um molinete 3000 a 4000 com carretel adequado, sua isca de 20 a 30 gramas iria facilmente a 50-60 metros de distância. O que talvez vc tenha dificuldade é no equilíbrio do material visando esse lançamento que busca...fatores como diâmetro da linha usada e atrito que ela proporciona, ação e comprimento da vara e distribuição dos passadores dela, se o carretel está cheio ou não, esses e outros fatores influenciam muito.

Qual é seu conjunto de lançamento? Para tentarmos dar umas dicas?

Compartilhar este post

Link para o post

O tamanho e ação da vara acabam importando bastante. Quando comecei a pescar com carretilhas eu tentava mandar as innas 90 longe, com uma vara 5.6pés rápida. Descobri que o material era mais adequado a precisão do que para arremessos muito longos. Eu não precisava de precisão....meu objetivo era a frente do trapiche no Pesqueiro Tio Oscar. Troquei por uma 6.6 pés, moderada e o que perdi em precisão, ganhei bastante em distância.

E tudo dentro do casting da vara.... recomendável estar dentro dos limites de casting.

Mais uma  coisa.....linha.... tem gente que escolhe linhas pouco apropriadas para a vara, para espécie que se deseja capturar com a IA.

E somado a isto, tudo que os amigos indicaram..... resumindo....conjunto apropriado + treino pode resultar em bom arremesso.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post