Entre para seguir isso  
Ruan Pereira

Mestre na pesca de Ubaranas

Recommended Posts

Boa noite pessoal! :joia:

Pretendo começar a pescar com as famosas artificiais, estou determinado a aprender tudo sobre a modalidade. Meu objetivo são as Ubaranas.

Pesco bastante na lagoa de Saquarema - RJ e já pesquei grandes exemplares utilizando iscas naturais, que peixe brigadeiro! Me falem tudo que puderem sobre a pescaria de Ubaranas: Que Iscas Artificiais utilizar? Comportamento do Peixe? Equipamentos? Condições Climáticas Ideais?

Acredito que se eu focar em aprender tudo sobre a pescaria de um peixe em especifico, me tornarei bem mais produtivo nas pescarias. :smiley-sport041:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que nao tem de valor comercial, tem de esportividade!

As pequenas dão um show de saltos, as maiores brigam no fundo e são bem dificeis de embarcar!

Cara, não eh um peixe mto seletivo, normalmente atacam tudo e qlq isca! Basta vc descobrir onde elas estão. Mas sem duvida na superficie eh um show a parte ..... Passar um stick na cara delas e ver o ataque nao tem preco ....

Em saquarema e na lagoa de araruama tem a Ubarana Rato, ja peguei algumas por la ... Aqui em marica nos canais so a comum mesmo, nunca peguei a rato ....

Abçxxxx

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimas para pescar. Péssimas para comer. A opção é óbvia. :D

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem-vindo ao Pescaki, Ruan! :joia: 

Não atuo na água salgada,, mas até onde sei a ubarana é um peixe muito esportivo. :ok: 

Compartilhar este post

Link para o post

Saudações galera! :plamas:

@Miguel Simmons  

Legal saber que possui essa espécie de Ubarana pela área. Lá na lagoa eu nunca peguei e nem vi nenhum outro pescador pescar essa espécie, mas em compensação a Ubarana tradicional que todos nos conhecemos tem de monte. Elas andam em pequenos cardumes e fazem a limpa nos pequenos peixes.

Eu já utilizei lá Camarões de Silicone e aqueles Shads de Silicone também, porém não tive resultado nenhum. Em um dia inteiro de pescaria não tive nenhuma ação. Acredito eu que isso aconteceu devido a minha falta de experiência com iscas artificiais e por eu ainda não possuir uma variedade para testar. Mas estou disposto a continuar insistindo na modalidade.

@Mauricio. 

O bicho é brigadeiro!

@Domingos Bomediano

Muito obrigado pelas boas vindas! 

Estou ansioso pra adquirir meus equipamentos que acredito serem melhores pra artificiais, Carretilha, varinha, linha, as iscas propriamente ditas.

Falando em iscas, quais vocês gostam de utilizar nas suas pescarias para peixes como a Ubarana e o Robalo?

Ahh, dizem que tem um bolinho de Ubarana também que é muito bom, já experimentaram?

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 22/09/2019 at 22:44, Ruan Pereira disse:

Boa noite pessoal! :joia:

Pretendo começar a pescar com as famosas artificiais, estou determinado a aprender tudo sobre a modalidade. Meu objetivo são as Ubaranas.

Pesco bastante na lagoa de Saquarema - RJ e já pesquei grandes exemplares utilizando iscas naturais, que peixe brigadeiro! Me falem tudo que puderem sobre a pescaria de Ubaranas: Que Iscas Artificiais utilizar? Comportamento do Peixe? Equipamentos? Condições Climáticas Ideais?

Acredito que se eu focar em aprender tudo sobre a pescaria de um peixe em especifico, me tornarei bem mais produtivo nas pescarias. :smiley-sport041:

Olá Ruan! 

Como os amigos já disseram, a ubarana é um peixe muito esportivo, o que faz dele um dos meus preferidos em pescas de estuários e baías.

Os ataques mais lindos e emocionantes são na superfície com sticks de ação rápida, pencil poppers e zaras. Quando estão mais manhosas, pegam muito bem em tube lures (Gotchas e Krill) e pequenos metal jigs. Mas pegam bem em quase todos os tipos de iscas. Em termos de modelos, eu usava muito iscas de superfície como as Baby Bob da Borboleta, Spook da Heddon, Zara Spock da KV e similares. Boas, baratas (ubarana detona tudo) e muito eficientes. As twitch baits são uma excelente opção também.

É razoavelmente fácil fisgá-las, quando estão ativas. Normalmente a gente sabe quando elas estão ativas se os paratis e tainhas estão pulando muito, sinal de boa atividade na água. Já percebi esse sinal em Sepetiba, Baía de Guanabara e em sua região, desde a lagoa de Araruama. Elas só ficam mais paradonas mesmo se a água esfriar muito ou a condição climática mudar de forma repentina, como nas chegadas de frente fria.

Equipamento eu não pensaria duas vezes em ir de 15 ou 17lbs, molinete montado numa vara de 7 pés de ação rápida, multi compatível com a vara e leader 0,45mm de fluor coating com cerca de 60 a 70cm de comprimento; você vai perceber que durante o dia o leader vai ficando ralado e invariavelmente vais ter que cortar um pedacinho e atar novamente o snap - isso é importante, verifique de vez em quando a condição do leader. Snaps pequenos pra facilitar o trabalho das iscas de superfície.

• Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post