Entre para seguir isso  
RonaldoQueiroz

Tamba no Ultra Light

Recommended Posts

Em 19/10/2019 at 09:00, Luciano Lopes disse:

só uma duvida , pegar tamba de 10 ou 15 kg no UL não tá levando ele à exaustão ? no outro dia ninguém vai no P&P pra ver se ele tá vivo ainda 

sei lá , eu sou adepto do material equilibrado , nem super dimensionado , nem sub dimensionado 

Como todo pescador sabe, eh impossivel ter o equipamento perfeito para todos os peixes numa vara e molinete so... para a grande maioria dos peixes que vivem em pesqueiros o ultralight tem sim potencia de sobra para tira-los dagua!! Briga de 10, 15 minutos com o peixe para mim eh normal! Caso nao acredita quanto tempo demora pra tirar uma pira das grandes com um ul da amental... assiste os videos! Por isso eu bato tanto na tecla da qualidade do equipamento! talvez com um equipamento mais fraco e menos experiencia por parte do pescador essa briga pode ser extendida demais causando algum desconforto no peixe. 

Sobre ir no pesqueiro dia seguinte ou nao, essa modalidade nao eh tao exclusiva assim! e se os peixes estivessem morrendo por ai concerteza saberiamos, principalemnte porque no inverno a galera da cevadeira nao ta pegando nada e so aparece os de ultralight! Cheguei a ouvir que o coracao da carpa ia explodir num UL. :2guns:. Muita desinformacao sobre o assunto por ai... e tambem um pouco de inveja de outros.. mas o importante eh estar na beira do lago com quem goste fazendo oq gosta!!

Mas fala ai, pescador equilibrado... se bate uma pira grande no seu equipamento de tamba de pesqueiro vc vai pedir licenca pra trocar por um equipamento mais bem dimensionado?? 

kkkkkkkkkkk Abs

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Alan Wein disse:

Mas fala ai, pescador equilibrado... se bate uma pira grande no seu equipamento de tamba de pesqueiro vc vai pedir licenca pra trocar por um equipamento mais bem dimensionado?? 

kkkkkkkkkkk Abs

amigo , só comentei que esse tipo de pescaria sub-dimensionado não faz parte do meu gosto , até porque tenho minhas dúvidas se todo mundo tem a mesma experiência que tú ( se é que voce tem mesmo ) e se realmente isso não afeta os peixes do pesqueiro , por acaso voce é peixe pra responder isso ?

gosto de material equilibrado para tudo , é meu gosto , posso dar meu palpite baseado no meu gosto ?

ou será que tenho que aceitar tudo que colocam nos fóruns goela abaixo ?

se voce pesca assim , seja feliz amigo

só não fica ironizando quem tem palpite contrário , ou não tem os mesmos gostos que tú

Compartilhar este post

Link para o post

aliás pra mim esse post tá parecendo propaganda de equipamento de pesca

de tempos em tempos sempre aparece um pra fazer propaganda do material desse cara

coincidência :natal_dry:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Dia,

Não amigo, esse post nao é propaganda, e sim ajuda para iniciante em Ultra Light. Esse post esta de grande ajuda para mim em equipamentos.

Foi baseado nesse post que comprei a vara U.L da maruri, bem barata e para um iniciante esta ótimo para ter a experiancia de pescar com um U.L, meus equipamentos irão chegar essa semana.

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, RonaldoQueiroz disse:

Bom Dia,

Não amigo, esse post nao é propaganda, e sim ajuda para iniciante em Ultra Light. Esse post esta de grande ajuda para mim em equipamentos.

Foi baseado nesse post que comprei a vara U.L da maruri, bem barata e para um iniciante esta ótimo para ter a experiancia de pescar com um U.L, meus equipamentos irão chegar essa semana.

Show amigo, quando estiver pela regiao avisa e marcamos uma!! Abs

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Alan Wein disse:

Show amigo, quando estiver pela regiao avisa e marcamos uma!! Abs

Dia 02/11 estarei lá no Recanto dos Gigantes.

Compartilhar este post

Link para o post

O anzol Chinu para pesca de U.L pode ser bom também? Gosto muito de usar Chinu na pesca de cevadeira, mas na U.L ele pode ser boa opção?

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu mais gosto eh o maruseigo, do 12 ao 16(o 14 eh o titular)... chinu vai bem tmb.. mas o maruseigo na pratica vai melhor n sei por que!!

A pinnacle ( devo estar fazedno propaganda), ja vende eles sem farpa, chamam maruseigo sure... pode usar ele tranqulo bom e barato

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, Alan Wein disse:

mas o maruseigo na pratica vai melhor n sei por que!!

Porque é o anzol de ponta mais afiada que existe, ele consegue rasgar a massa e penetrar a boca do peixe com mais facilidade que os demais...o chinu também funciona, mas pela perna curta seria ainda mais fácil dos tambas cortarem a linha...com o chinu creio que seria necessário usar um snap para proteger um pouco a linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito, muito Obrigado pela dica. Vou levar os dois tipos de anzois, pois tenho muitos chinus haahahahahaaha.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Leandro Francisco disse:

Porque é o anzol de ponta mais afiada que existe, ele consegue rasgar a massa e penetrar a boca do peixe com mais facilidade que os demais...o chinu também funciona, mas pela perna curta seria ainda mais fácil dos tambas cortarem a linha...com o chinu creio que seria necessário usar um snap para proteger um pouco a linha.

Ah sim, eu evito ao maximo massas com alto teor de proteina... busco sempre as de amendoin e as mais doces!! em geral uso amendoloko( juro q n eh propaganda), inclusive a massa japonesa da mais acao... mais vem os tambas juntos e eu n curto pesca-los de UL... entao nao tenho muito o problema de cortar a linha no dente do peixe!! agora dependendo onde estiver pescando matrinxa e dourado corta mt mesmo...tambas tmb!! essa ideia do snap tmb eh valida!!  Ja para os peixes de couro, com a broad azul nao costuma cortar aonde pega na lixa... ja a amarela eu n posso dizer o mesmo!! unico problema de snap empate eh que pode diminiur um pouco as acoes!!

Leandro voce que curte UL... o mastumura ta com promocao no lago selvagem!! acho que 40 reais!! la eh bom demais pra pescar de ul..

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Alan Wein disse:

Ah sim, eu evito ao maximo massas com alto teor de proteina... busco sempre as de amendoin e as mais doces!! em geral uso amendoloko( juro q n eh propaganda), inclusive a massa japonesa da mais acao... mais vem os tambas juntos e eu n curto pesca-los de UL... entao nao tenho muito o problema de cortar a linha no dente do peixe!! agora dependendo onde estiver pescando matrinxa e dourado corta mt mesmo...tambas tmb!! essa ideia do snap tmb eh valida!!  Ja para os peixes de couro, com a broad azul nao costuma cortar aonde pega na lixa... ja a amarela eu n posso dizer o mesmo!! unico problema de snap empate eh que pode diminiur um pouco as acoes!!

Leandro voce que curte UL... o mastumura ta com promocao no lago selvagem!! acho que 40 reais!! la eh bom demais pra pescar de ul..

Eu tenho só a massa PAU NO GATO,  usei ela uma vez só, ta novinha, porem não peguei nenhum peixe na ultima vez, se fala que ela é boa também? Sábado agora vou ir testar meu U.L com essa massa

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Alan Wein disse:

o mastumura ta com promocao no lago selvagem!! acho que 40 reais!! la eh bom demais pra pescar de ul.

Legal...quem sabe da próxima vez troco o Aquarium pelo Matsumura, afinal são vizinhos

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, RonaldoQueiroz disse:

Eu tenho só a massa PAU NO GATO,  usei ela uma vez só, ta novinha, porem não peguei nenhum peixe na ultima vez, se fala que ela é boa também? Sábado agora vou ir testar meu U.L com essa massa

Particularmente nunca usei!! mas massas tem mtas opcoes, gostos, cheiros!! ja usei muita racao moida por ser mt mais barato tmb e adicionava quirela e outras coisas por exemplo!

Acho que o mais importante eh o ponto dela... e a sua sensibilidade em relacao.... qnd mais mole mias chance o peixe se fisgar e ao mesmo tempo ela vai derretendo na agua! 

quanto mais dura... mais facil de arremessar, controlar a sensibilidade dela na agua e tudo mais...mas menor a chance de pegar o peixe minha opiniao novamente!!

vai achando o equilibrio do que funciona pra voce... eu curto pescar com a massa mole mole mole...do jeito que a mao fica toda suja kkkk

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, RonaldoQueiroz disse:

Eu procurei informações sobre essa Pau no Gato e é mais indicada para tambas (que parece ser seu objetivo). Se seu objetivo forem mais as carpas melhor usar massas como o Alan lhe sugeriu (menos proteínas e mais doces).

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Eu procurei informações sobre essa Pau no Gato e é mais indicada para tambas (que parece ser seu objetivo). Se seu objetivo forem mais as carpas melhor usar massas como o Alan lhe sugeriu (menos proteínas e mais doces).

Tudo bem, agora entendi melhor.

Uma massa bem básica das básicas, poderia ser ração triturada, quirela de milho e açucar? ou acrescentar fubá tambem, um saquinho de erva doce talvez.

Seria bom pra carpas? 

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, RonaldoQueiroz disse:

Existem centenas de receitas de massa, se vc tiver paciência de procurar e fazer, pode ser que tenha bons resultados. Eu prefiro apostar em receitas prontas. Testando as várias massas disponíveis, acabei selecionando duas que eu sempre tenho bons resultados (viso carpas e não tambas ok?) Uma delas é a massa Japonesa, a qual eu acrescento meia dúzia de paçoquinhas trituradas por pacote (para dar doçura e cheiro de amendoim). A outra que tenho tido bons resultados é com a Valtan sabor banana e mel. Então essas eu costumo sempre levar comigo. A massa Amendoloko do Amental também é muito boa, mas como só encontra na loja dele, eu acabo não comprando (mais facilidade em encontrar as concorrentes).

Porém, esse mercado de massas varia muito de região para região, as vezes aí na sua cidade não encontra as marcas daqui...logo, terá de testar as opções daí ou fazer a sua.

Compartilhar este post

Link para o post

E lembrando amigo, vai ter dia que a melhor massa do mundo ( mais cara e com mais aditivos) vai pegar menos peixes que uma simples p22 moida!! inflelizmente ou felizmente... pesca nao eh ciencia exata... por isso pessoal gosta de levar 10 iscas diferentes!! Mas lembrando  ( minha opiniao) apresentacao da isca eh mais importante que a propria isca em si!

Vou testar essa Valtan, Leandro...dps conto como foi!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu li muita coisa aqui no fórum a respeito de UL. Eu não sei que febre é essa de UL hoje em dia e a invasão dessas varas de mão adaptadas ao UL. Eu sou apaixonado por UL desde criança quando ia em lojas de pesca com meu pai e avô e queria as molinetinhas e varinhas eles torciam o nariz. Hoje meu pai já acha muito bacana e prazerosa a pesca com UL.

Eu nunca tive uma vara telescópica dessas novas que o povo todo anda usando, confesso que já tive curiosidade, porém não acho isso muito UL assim. Amental virou sinonimo de qualidade e sinceramente não vejo nada de especial nas varas. Não trocaria uma vara Shimano Sojourn 1-4lb por amental nenhuma. Vejo muito também que o molinete é sempre relegado ao segundo plano, porque não investir num molinete realmente bom? o que o pessoal usa muito é jokers ou tigas, porque não um shimano, ou daiwa? eu sei que deixa o povo mais confuso ainda esse monte de informação, mas na época que comecei com UL não existia essas varas telescópicas. Vi alguns videos do tal amental e a molinete que ele usa é enorme pro UL. Será UL mesmo? não sei. As varas no UL normalmente são aquelas pequenas, sempre menores que as de mão usadas para fazer essas varas telescópicas, são varas entre 1,4 e 1,7 metros. 

RonaldoQueiroz já tentou com essas varas que estou comentando? os preços nem são assim tão caros, as vezes é o mesmo o menor que essas amental da vida.

Não quero parecer arrogante nem nada disso, mas realmente eu ainda não tive coragem de comprar essas varinhas apenas para testar.

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, papagaio56 disse:

Realmente Diogo, para um purista de ultralight acostumado a usar micro-iscas, pescar trutas, saicangas, joanas ou mesmo que sejam iscas naturais, pescar peixes de no máximo até 1 kg, usar linha 0,10 mm, anzóis micro e assim por diante, essa técnica tão falada aqui soa como uma heresia.

Essa técnica foi uma adaptação para uso em pesqueiros, onde os peixes não são nem um pouco light...são peixes grandes, com muita força e peso e que danificariam um material realmente UL. Nessa técnica o uso de varas telescópicas foi escolhida pela extrema sensibilidade que elas proporcionam (maior até que a Sojourn que cita) e porque na pesca de massa com peixes que literalmente mamam na isca (carpas, tilápias, corimbas...) essa vara representa uma solução boa e barata. Eu diria a vc que o que fazemos é uma espécie de hibrido entre o método de carpfishing com UL verdadeira...usando essas técnicas vc consegue uma abordagem diferente de um material convencional, permite uma esportividade monstruosa em relação ao tamanho dos peixes que existem em pesqueiro e ainda lhe permite escapar da superlotação dos lagos e dos pescadores com bóias, usando pequenos cantos do lago, sem atrapalhar ninguém e não ser atrapalhado também, e tirar seus peixinhos.

Assim como alguns já disseram, essa adaptação técnica (chamada UL, mas talvez não seja o nome mais correto) permite que muitos pescadores como eu, que não curte a pesca com boias cevadeiras e pinos, que não quer ficar arrumando confusão em pesqueiros superlotados, pesque em paz e tire seus peixes...só isso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba Leandro, eh exatamente assim que me sinto. Você entendeu exatamente o que eu quis dizer. Volto a pedir desculpas se pareceu ofensivo a forma que falei.

Eu tenho vontade de experimentar essas varas que citou, porém não sei se tenho coragem por agora de comprar uma vara só para teste.

A pesca em pesqueiros realmente tem suas particularidades, por exemplo não consigo pescar de jeito nenhum com boias cevadeiras.

Mais cedo ou mais tarde vou acabar comprando uma.

Mas você compreendeu exatamente a essência do que eu quis dizer. Incrível.

Abraços 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Show de "discussão", Leandro e Diogo. Gosto de pescar tanto de UL (adaptado para pesqueiros) quanto de cevadeira, então migro entre essas 2 pescarias, mas, sem dúvida, o UL é fascinante.

Muito interessante o que o Leandro falou sobre o UL praticado em pesqueiros não ser o original, concordo, embora também defenda a tese de que praticar o UL original em pesqueiros é impraticável, dada a força e tamanho dos peixes.

Mas sempre me pego refletindo, e deixo aqui a pergunta que sempre me faço para vocês: a pescaria de pino/cevadeira é a mais praticada e seus equipamentos são bem definidos/consolidados. Já o UL Adaptado já faz uns 5 anos (pelo menos vi e comecei a pescar em 2014 nessa modalidade) que está em ascensão, o que virá depois do UL? Ou será que teremos uma evolução, melhorias, etc?

Eu acho q dá para fazer melhoras, não sei ainda em que aspecto, mas dá...

(desculpa se o texto foi muito "viajado", pessoal! Hehehe) 

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, papagaio56 disse:

Pessoal, eu li muita coisa aqui no fórum a respeito de UL. Eu não sei que febre é essa de UL hoje em dia e a invasão dessas varas de mão adaptadas ao UL. Eu sou apaixonado por UL desde criança quando ia em lojas de pesca com meu pai e avô e queria as molinetinhas e varinhas eles torciam o nariz. Hoje meu pai já acha muito bacana e prazerosa a pesca com UL.

Eu nunca tive uma vara telescópica dessas novas que o povo todo anda usando, confesso que já tive curiosidade, porém não acho isso muito UL assim. Amental virou sinonimo de qualidade e sinceramente não vejo nada de especial nas varas. Não trocaria uma vara Shimano Sojourn 1-4lb por amental nenhuma. Vejo muito também que o molinete é sempre relegado ao segundo plano, porque não investir num molinete realmente bom? o que o pessoal usa muito é jokers ou tigas, porque não um shimano, ou daiwa? eu sei que deixa o povo mais confuso ainda esse monte de informação, mas na época que comecei com UL não existia essas varas telescópicas. Vi alguns videos do tal amental e a molinete que ele usa é enorme pro UL. Será UL mesmo? não sei. As varas no UL normalmente são aquelas pequenas, sempre menores que as de mão usadas para fazer essas varas telescópicas, são varas entre 1,4 e 1,7 metros. 

RonaldoQueiroz já tentou com essas varas que estou comentando? os preços nem são assim tão caros, as vezes é o mesmo o menor que essas amental da vida.

Não quero parecer arrogante nem nada disso, mas realmente eu ainda não tive coragem de comprar essas varinhas apenas para testar.

No que tange ao nome tens razao. Mas nao queira comprar uma sojourn com amental, propostas diferentes ...  sobre os molinetes a preferencia sao pelos mais leves... esses molinetes melhores como shimano e alguns daiwa ( eu uso o sweepfire) costumam ser mais resistentes logo mais pesados ou muito mais caros para compensar a qualidade em materiais mais leves. Sobre molinete ser enorme acho que vc deve estar se confundindo... em geral joker , molinete 500 , penn battle 1000, ... se puder dizer qual eh esse video com molinete gigante pra eu dar uma olhada!!  

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta pessoal, essa modalidade de pesca não atrapalha quem esta pescando em volta? o peixe sai rebocando metros de linha e no caminho ele não pode pegar a linha de alguém? 

Só uma curiosidade de quem nunca pisou em um pesqueiro.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, Atilio Valnez disse:

Uma pergunta pessoal, essa modalidade de pesca não atrapalha quem esta pescando em volta? o peixe sai rebocando metros de linha e no caminho ele não pode pegar a linha de alguém? 

Só uma curiosidade de quem nunca pisou em um pesqueiro.

Isso pode acontecer, mas é um pesqueiro, qual a graça de pegar um peixe e rebocar ele igual um cabo de aço? Tem que dar a chance do peixe brigar, isso é a esportividade, a briga com o peixe, essa é a diversão. O pessoal em volta tem que ter o respeito de recolher a linha para não enrolar, esse é o companheirismo que teria que ter na beira do lago, pois todos estamos la para pegar peixe, pode acontecer com o peixe dele isso também, um tem que ajudar o outro nesse quesito. Mas a maioria só pensa em si mesmo e nao recolhe a linha e começa a xingar se o peixe vai pra linha dele, lamentável isso.

Essa é a minha opinião e a forma que penso.

Compartilhar este post

Link para o post