Ir para conteúdo

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Com as represas de todo o país baixando cada vez mais, devemos todos tomar cuidado ao navegar, mesmo em locais já conhecidos.

73009389_10211747425440908_8734218808513

Notem que o topo da árvore estava a menos de 2 metros da superfície...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, que legal esse sonar. Sou totalmente leigo no assunto, como ele funciona? ele mostra o que está embaixo do barco? ou tem como "regular pra mostra a frente"? 

Me interessei nisso, ele detecta cardumes também?

Link para o post

De fato, com a habitual baixa dos níveis, cada dia mais se faz necessário o uso de um equipamento desses. E, estando navegando nestas condições há sempre de se lembrar de navegar com o motor destravado.

Há uns trinta dias, nosso amigo @Dini foi surpreendido por um toco e caiu do barco, passando por enormes dificuldades em razão de que estava sozinho. :ok: 

Link para o post

Riscos de Navegação:

manchete jornalístico: Barco naufraga no PR e deixa um morto e um desaparecido; quatro se salvam: fonte UOL colaborador de POA.21/10/2019

ocorreu no rio Piquiri no oeste do estado paranaense, resumindo a matéria:

um dos ocupantes tentou pegar o chapéu na água, neste momento um outro ficou em pé na embarcação afim de urinar, quando então a embarcação começou a encher de água afundando rapidamente.

lamentável! 

conclusão: inexperiência?...bebida em excesso?... dependendo da embarcação, excesso de passageiros? - gato escaldado tem medo de água fria, sendo assim aprendi a não embarcar quando não há pessoas que saibam dos riscos

• Like 1
Link para o post
6 horas atrás, Atilio Valnez disse:

Caramba, que legal esse sonar. Sou totalmente leigo no assunto, como ele funciona? ele mostra o que está embaixo do barco? ou tem como "regular pra mostra a frente"? 

Me interessei nisso, ele detecta cardumes também?

Mostra apenas abaixo do transducer. Existem também funções como o SideVu aonde são combinadas as leituras de dois transducer.

Sim, mostra peixes e cardumes:

75224676_10211749094762640_1227718798153

Esse vídeo abaixo traz uma breve simplificação:

https://www.youtube.com/watch?v=5bTfvW0qKPY

Link para o post
9 horas atrás, Elizandro Mello disse:

Mostra apenas abaixo do transducer. Existem também funções como o SideVu aonde são combinadas as leituras de dois transducer.

Sim, mostra peixes e cardumes:

Esse é muito top, mais é meio salgadinho tb kkkk.

Dei uma pesquisada e acho que um modelo mais simples me atende bem, quero mais pra ver a profundidade pra achar alguns poços. Aqui navegamos com o motor destravado e no visual mesmo, nossas embarcações são pequenas, o problema é quando o piloto não conhece a região, ai tem que ir devagar.

15 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

E, estando navegando nestas condições há sempre de se lembrar de navegar com o motor destravado.

Sempre assim na nossa região, só na época da cheia que é diferente. 

O caseiro la da ilha avalia um piloto pelo estado da hélice do motor rsrs.

• Like 1
Link para o post
46 minutos atrás, Atilio Valnez disse:

...

Sempre assim na nossa região, só na época da cheia que é diferente. 

O caseiro la da ilha avalia um piloto pelo estado da hélice do motor rsrs.

Tem de ter muito cuidado! Trava sempre liberada... :ok: 

Link para o post

Além de todos esses cuidados já mencionados, um muito importante é sempre usar o colete salva-vidas durante a navegação...não só por segurança , mas também porque desde o ano passado a marinha tá multando quem esta navegando sem coletes, só pode tirar quando o motor estiver desligado...unica exceção são para lanchas cabinadas, que não é obrigatório o uso, nesse caso somente tem que ter a quantidade de coletes para todos os passageiros e tripulante.

Link para o post
58 minutos atrás, Renato Fisherman disse:

Além de todos esses cuidados já mencionados, um muito importante é sempre usar o colete salva-vidas durante a navegação...não só por segurança , mas também porque desde o ano passado a marinha tá multando quem esta navegando sem coletes, só pode tirar quando o motor estiver desligado...unica exceção são para lanchas cabinadas, que não é obrigatório o uso, nesse caso somente tem que ter a quantidade de coletes para todos os passageiros e tripulante.

Outra coisa muito importante: Prender o corta corrente no pulso ou no colete, cansei de ver piloteiro velho nunca nem usar isso, fica enrolado do lado do motor. Quero ver se cair do barco o que vai fazer.

Inclusive eu admito que quase nunca usava, mudei minha visão em um curso que fiz a pouco tempo com a marinha.

Link para o post
1 hora atrás, Atilio Valnez disse:

Outra coisa muito importante: Prender o corta corrente no pulso ou no colete, cansei de ver piloteiro velho nunca nem usar isso, fica enrolado do lado do motor. Quero ver se cair do barco o que vai fazer.

Inclusive eu admito que quase nunca usava, mudei minha visão em um curso que fiz a pouco tempo com a marinha.

O dono de uma loja de náutica que sou cliente caiu na água sem o cordão estar preso e a hélice pegou na perna dele... Ele estava sozinho no barco e passou um aperto. Hoje sobraram as várias cicatrizes na perna, mas não sei se ele aprendeu alguma lição com tudo o que aconteceu.

Link para o post