Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
fabricio1233

Onde foram parar os bagres ?

Recommended Posts

Ola pessoal .
hoje eu fui fazer uma segunda pescaria em um local aqui praticamente dentro de minha cidade  (Taquarituba, interior de SP) , e fui novamente atras de uns bagrinhos, mas pela segunda vez não veio nenhum, pegamos até alguns lambaris, tilapias, saicanga e até traira, mas os bagres nada mesmo.
eu ja pesquei muito nesse local  no passado, a cerca de 20 anos atras, e era febre mesmo de bagrinhos (jundia, mandi e mandi chorão) , mas achei estranho não bater nenhum bagrinho mesmo, e fiquei pescando até meia noite mais ou menos em ambos os dias.
na parte que eu pesquei foi modificado artificialmente, na verdade grande parte do córrego que eu pescava antes foi modificado, ele foi meio que concretado .
tirei uma foto aqui pelo google earth do local que eu fiz minhas pescarias recentemente .
um pouco para frente do "1" é onde começa a ser concretado o corrego , tentei na parte onde não foi concretado um pouco antes do lago, e nada de bagres, só lambaris e acaras .
nesse quadrado do "II" é onde eu pesquei na maior parte do tempo , e entre o 1 e o II  que onde  entra para o lago tem uma pequena queda dagua ,  e pegamos bastante tilapias ai perto dentro do II .
e todo esse lago do II foi feito artificialmente , pois o corrego passava do lado de um brejo , dai a prefeitura aproveitou fazer esse lago juntando o corrego ao brejo, mas a corrente do corrego continua fluindo normalmente , e o mesmo acontece no "III" ai na imagem .
e o "4" é de onde vem esse corrego , nasce em um açude a uns 7KM  acima desse trecho .
a uns 15 KM para frente esse corrego é ligado diretamente a represa jurumirim onde ele desagua , e não existe barreiras para os peixes, só a parte que foi concretada mesmo, mas mesmo assim, os peixes conseguem nadar e sobreviver nesse pequeno trecho de concreto que é de apenas uns 2km , já que tem uma boa profundidade e é cheio de vegetação as margens .
e é bem calmo esse corrego , e também sem poluição .
mas como eu disse, era febre mesmo de bagres, mas todos desaparecerem pelo o que eu notei .
e uma coisa que eu nunca pensei em pegar ai é a tilapia, pois ela não é nativa daqui , e nunca peguei ela nesse corrego antes, e nem mesmo na represa que o corrego desagua ( a turma raramente pega uma ou outra com rede )

então as questões são:
o que aconteceu com os bagrinhos dai ?
será que vale tentar em outros pontos desse local que aparece na imagem ai ?

uma coisa que avistamos ai nesse trecho que pescamos também foi lontras , será que elas podem ter acabado com os bagres ou eles estão em outro local ou foi por conta da mudança artificial que fizeram ?
pois é bom de pescar ai, achei ambas as pescarias bem produtivas usando somente dois molinetes e uma vara de mão, mas sente falta dos bagrinhos, principalmente os mandis chorão que era "praga" mesmo  em qualquer trecho desse corrego :/

bagres.PNG

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante, pois os bagres e mandis são dos peixes mais resistentes. Um mistério terem sumido, já que os outros e até mais espécies estão presentes. .

Compartilhar este post

Link para o post

Esses lagos ainda recebem água do riozinho antigo ? Uma coisa que pude notar é que voce falou que foram cimentados os locais ... bagres e mandis gostam de locais com fundo de areia ou pedra, não lembro de ter visto esses peixes em locais cimentados.

É uma pescaria bem bacana, gostava de fazer com meu avô, uma pena que por aqui acabaram com os riozinhos que pescava com ele ... aquele maldito bicho de duas pernas acaba com tudo com sua ganancia insaciável ...

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Carlos Caffer disse:

Esses lagos ainda recebem água do riozinho antigo ? Uma coisa que pude notar é que voce falou que foram cimentados os locais ... bagres e mandis gostam de locais com fundo de areia ou pedra, não lembro de ter visto esses peixes em locais cimentados.

É uma pescaria bem bacana, gostava de fazer com meu avô, uma pena que por aqui acabaram com os riozinhos que pescava com ele ... aquele maldito bicho de duas pernas acaba com tudo com sua ganancia insaciável ...

mesmo no trecho onde ele foi cimentando  , ele não interferiu no curso dagua  , até que em alguns pontos as pessoas até pescam em alguns trechos mesmo acimentando.
já passei por todo o trecho onde ele foi acimentando, e o curso dagua fica em média com 50 cm de profundidade .

igual eu citei ai, fazia uns 15-20 anos que eu não pescava nesse corrego , mesmo eu morando praticamente do lado,  me surpreendi mesmo com a quantidade de tilapia , mas fiz uma pescaria ai semana passada e outra ontem, não sei também, mas aqui na região esta tendo a maior  seca de todos os tempo, a represa jurumirim mesmo a cerca de uns 20 dias atras atingiu seu menor nivel com cerca de somente 12% da capacidade, , não sei se isso talvez deve ter influenciado nos bagres , mas conversei com outros pescadores desse trecho onde eu pesguei , e eles me disseram que não pegam bagres, somente trairas e tilapias  que o pessoal gostam de pescar lá , e eles não tem ocorrencia de bagrinhos nesse trecho ;
estranho mesmo , pois no passado cheguei a pegar mandi chorão até em um açude que desagua nesse corrego .

Compartilhar este post

Link para o post