Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
Leandro Francisco

Tambas 10 x Ultralight 0

Recommended Posts

Boa noite pessoal, hoje apesar da previsão de chuva forte, resolvi dar aquela ``brincada´´ em algum pesqueiro, como estava virando monotonia ir até o Aquarium resolvi ir em algum outro na minha região...resolvi ir no Pesqueiro do Bonito em Embu-Guaçu (grande SP) para investigar o que tinha de bom por lá.

Pesqueiro bem montado, lagos de bom tamanho (1 para pesca esportiva com peixes variados) e dois para pesca de tilápia, entrada a R$ 20,00 (bem barato).

Me dirigi até o local onde achei ser mais fundo do lago, já com a informação do funcionário que o lago de pesca esportiva tinha carpas, mas que tinha muito mesmo era tambas de porte entre 3 a 7 kg, pois haviam soltado vários na semana passada.

Montei minhas tres varinhas ultralight, com molinetes Prisma 500, linha 0,25 mm da Duranium e de isca usei a Massa Japonesa turbinada com várias paçoquinhas esmagadas (fica com cheiro ótimo de amendoim, além de proporcionar doçura à massa).

Primeira vara com isca lançada, estico a linha e me viro para iscar a segunda e....pow! A primeira vara desce de uma vez, mergulhando na água...por sorte havia colocado o salva varas e puxei pelo elástico, recuperando a vara...mas o peixe escapou...

Isquei a vara novamente, estiquei a linha...quando vou me virar para pegar a segunda vara...pow! de novo, mas dessa vez consegui fisgar...seguiu-se uma briga muito boa (muitas e muitas tomadas de linha) até que essa patinga de cerca de 4 kg foi pega em meu puçá:

OKF5u2S.jpg

Isquei novamente a vara, dessa vez tive tempo de terminar a montagem e iscar os três conjuntos, mas não demorou nada para outro redondo querer minha massa, entrou um pacu de seus 3 kg:

cU3ThL7.jpg

Nessa altura já pensei comigo mesmo (hoje eu faço a festa)...e realmente era uma puxada atrás da outra, muitas fisgadas, muitas brigas, porém não tirei mais nenhum redondo da água (foram mais de 10 peixes perdidos), todos após a fisgada ou cortavam a linha (eram tambas novos com dentadura íntegra) ou escapavam durante a briga (anzol escapava da boca) dois inclusive na faixa de seus 7-8 kg o anzol escapou quando eles estavam praticamente entregues (na hora de entrar no passaguá.

Continuei pescando e peguei mais algumas tilápias que entravam entre um tamba e outro.

A primeira com 2 kg, a segunda com 1,5 e a terceira com 800 g:

HqptoOu.jpg

xDXhoSC.jpg

4nV6nE0.jpg

Nisso deu 12:00 o céu despencou, chuva muito forte e eu dei no pé, deixando para voltar lá outra vez com alguns anzóis mais apropriados para eles (porque os Maruseigos 16 não deram conta).

Obrigado pela atenção e um abraço a todos.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, Grande Leandro, foi uma festa mesmo, eh! :joia:  Parabéns pela jornada e pelo relato! :clapping:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Show Leandro, e tudo isso em meio dia de pesca ! :ok:

Esse Pesqueiro do Bonito eu não conheço, será que é muito lotado nos finais de semana ?

Abraço

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Domingos Bomediano disse:

Caramba, Grande Leandro, foi uma festa mesmo, eh! :joia:  Parabéns pela jornada e pelo relato! :clapping:

Se tivesse tirado metade dos tambas que fisguei tinha ficado com os braços doendo...mas os anzóis pequenos e sem nenhum encastoado deram chabu...:rotfl2:

9 horas atrás, Fraus disse:

Show Leandro, e tudo isso em meio dia de pesca ! :ok:

Esse Pesqueiro do Bonito eu não conheço, será que é muito lotado nos finais de semana ?

Abraço

Essa é uma informação que não saberia lhe dizer Fraus, porque eu não vou mais a pesqueiros em fim de semana justamente para evitar a superlotação...mas esses pesqueiros menores e menos famosos não costumam ser naquele esquema dos famosos (não precisa formar fila de madrugada), basta chegar cedinho (7h, que é quando abre) que vc consegue um bom lugar. Só não espere ação de tambas monstruosos, mas desses de 3 a 8 kg é ação o tempo todo...de ultralight eles pegavam muitas vezes na caída da massa...:ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, esse pesqueiro nao conheco, de toda forma... vou tentar te ajudar com os tambinhas cortadores de linha.

Ja vi colocarem chicote mais grosso ( nao gosto dessa ideia), ja vi usar anzol com encastoado ( apesar que tem alguns ja prontos com o encastoado bem pequeno e flexivel eu tmb nao gosto). Primeiro tentaria os arremessos mais perto do barranco ( diminui a chance de tamba, aumenta de carpa e peixes de couro) e se os tambas continuassem ai sim, nao precisa aumentar o anzol,,, minha sugestao eh colocar um snap pequeno entre o anzol e a linha... costuma funcionar. ai vc cobre ele junto com massa tmb... so deixa mais fina essa parte...

Outro ponto importante eh o momento da fisgada. quanto mais rapido menor a chance do peixe engolir consequentemente cortar a linha. 

De qualquer maneira, se nao for cortando o anzol, o tamba sempre da um jeito de atrapalhar no ul, como nao uso girador...quase sempre que pego um redondo a linha fica toda torcida...particularmente EU FUJO dos tambas com equipamento ultralight.... 

infelizmente ou felizmente fui a umas 2 ou 3 semanas no Novo anhanguera, e peguei um de 20+ no ultralight... mas pensa numa canseira pra tirar o peixe dgua...

Abs e boas pescas 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Alan Wein disse:

Obrigado pelas dicas Alan, infelizmente estava sem snaps daqueles pequenos, aí coloquei um grande que tinha, simplesmente pararam as ações...quanto a jogar mais próximo, não adiantava porque eles estavam por todo lago...tentava fisgar o quanto antes, mas eles não eram nada sutis (zero mamada, quando pegavam saiam com tudo), mas o que notei foi que o anzol (maruseigo 16) batia no queixo deles e simplesmente não entrava, escapando durante a briga...duas vezes inclusive os anzóis voltaram fechados...

A dentadura dos bichinhos é poderosa demais...comprei alguns chinu nº 7 com esse mini encastoado (de 2 cm) e quando der volto lá fazer um teste...mas por via das dúvidas vou levar um material convencional também, caso o UL continue com baixa eficiência, o negócio é partir pra vara de carbono de 30 libras e linha 0,33 mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Baita pescaria hein Leandro, parabéns !

Pra resolver o problema dos tambas, use um leader pequeno, de uns 20 cm mais ou menos de uma linha mais grosa, faça um nó all bright pra unir a linha fina com a grossa, nao precisa nem de girador ... e procure usar um anzol Chinu, sem encastoado mesmo ... ele vai fisgar melhor e é capaz de evitar de eles engolirem o anzol.

Abraço.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, o Renato da Massa Japonesa publicou um vídeo com essa dica

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post