Ir para conteúdo

Varas de ação rápida: Interiça ou duas partes?

Recommended Posts

Boa tarde pescadores!

Estou atualizando meu material de pesca e gostaria de uma ajuda. Procuro uma vara de a principio até uns R$ 200,00, de ação rápida. Objetivo sera pesca em mar (pra ser mais específico pesca em caiaque a até 3km da costa). 

Uso com carretilha.

Principais iscas seriam jighead, jumping jig, superfície e meia água. 

Minha maior dúvida agora, é: interiça ou duas partes? Elas tem um desempenho muito diferentes? Para mim seria mais viável duas partes por causa de transporte e manuseio, mas tenho receio por ver a maioria dos pescadores usando as interiças

Alguém saberia sobre o assunto e teria algumas varas para me indicar? Agradeço desde já!

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, ffujihara disse:

Boa tarde Flavio, eu tenho varas de carbono de duas partes e inteiriças e acho que, sem dúvida, as inteiriças são mais leves e vergam de maneira mais uniforme, contudo, a praticidade das varas de duas partes faz com que na maioria das vezes sejam elas que me acompanhem nas pescarias...

Eu recomendaria a vc uma vara médio-rápida em vez de rápida, ela proporcionaria um melhor trabalho das iscas que irá utilizar do que uma rápida (ponta muito dura) mas isso vai do seu gosto.

Uma vara que eu recomendo a vc e que tem nas versões inteiriças ou duas partes (dentro desse valor sugerido) é a Albatroz Flexa 1 na medida 6 ou 6,3 pés.

Link para o post

Eu uso vara de duas partes, alias inteiriça so tenho uma, pois a maioria das vezes saionde moto e ate mesmo  no carro nao ocupa espaço. Eu não noto muita diferença entre as duas, basta cuidar que duram a mesma coisa.

Link para o post

No meu ponto de vista o maior beneficio de vara duas partes é o transporte mas vai de cada um . eu pesco de caiaque e só uso vara interiça !

Link para o post

Grande Flavio,

Não havendo dificuldades no quesito transporte, não pense duas vezes e compre vara inteiriça. :ok:

Link para o post

Eu para pincho só uso vara interiça, seja de caiaque, de barco ou barranco, única 2 parte que tenho é uma ultra light de 4lbs

• Like 1
Link para o post

Eu sempre usei vara interiça e tinha curiosidade sobre varas 2 partes,mas nunca achava no mercado uma vara do meu gosto e até que achei uma e comprei e hoje só quero saber de vara 2 partes,é muito prático e não senti diferença com vara interiça.

Mas o que mais gostei mesmo é você poder andar na rua,estacionamento do prédio,entrar no elevador com a vara 2 partes e passar despercebido pelo cidadão curioso,pois com uma vara interiça era 99,9% que vinha a pergunta óbvia e clássica com tom de sarcasmo.....

-Vai pescar é?vai?....

-Ahhhh!vai pescar heim?!!...

-Ele vai é pescaaaa!gente!olha só!

E o engraçado que hoje com a vara desmontada,mesmo o povo vendo que é uma vara não me enche mais o saco,vai entender.

• Haha 2
Link para o post
9 horas atrás, Celso Makoto disse:

Eu sempre usei vara interiça e tinha curiosidade sobre varas 2 partes,mas nunca achava no mercado uma vara do meu gosto e até que achei uma e comprei e hoje só quero saber de vara 2 partes,é muito prático e não senti diferença com vara interiça.

Mas o que mais gostei mesmo é você poder andar na rua,estacionamento do prédio,entrar no elevador com a vara 2 partes e passar despercebido pelo cidadão curioso,pois com uma vara interiça era 99,9% que vinha a pergunta óbvia e clássica com tom de sarcasmo.....

-Vai pescar é?vai?....

-Ahhhh!vai pescar heim?!!...

-Ele vai é pescaaaa!gente!olha só!

E o engraçado que hoje com a vara desmontada,mesmo o povo vendo que é uma vara não me enche mais o saco,vai entender.

Uma prova que a maioria da população prefere varas em duas partes. :rotfl2:

• Like 1
Link para o post
32 minutos atrás, Mauricio. disse:

Uma prova que a maioria da população prefere varas em duas partes. :rotfl2:

:yahoo:Poder andar com uma vara e sem ser visto não tem preço.:ninja:

• Like 1
  • Haha 1
Link para o post

Poder pescar, enquanto os outros tem que ir trabalhar, ou pior, ter que ir visitar a sogra, isto sim que não tem preço!:joia::plamas::yahoo:

• Like 1
  • Haha 1
Link para o post
32 minutos atrás, Saverio disse:

Poder pescar, enquanto os outros tem que ir trabalhar, ou pior, ter que ir visitar a sogra, isto sim que não tem preço!:joia::plamas::yahoo:

Seria infindável a lista de coisas desagradáveis que podem acontecer a quem não vai pescar...:rotfl2:

• Haha 1
Link para o post
14 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Eu recomendaria a vc uma vara médio-rápida em vez de rápida, ela proporcionaria um melhor trabalho das iscas que irá utilizar do que uma rápida (ponta muito dura) mas isso vai do seu gosto.

Concordo!!! Principalmente no caso de jighead, onde é necessário uma sensibilidade maior no equipamento. As varas de ação rápida são excelentes para trabalhar iscas de superfície e meia-água, mas deixam um pouco a desejar no trabalho de jig's, onde a sensibilidade conta muito!

Também concordo com a sugestão do @Leandro Francisco: Albatroz Flexa 6'3" de preferência inteiriça.

Link para o post
11 horas atrás, Celso Makoto disse:

:rotfl2: Vai entender essa gente!!!

• Like 1
Link para o post
4 minutos atrás, Mauricio. disse:

Seria infindável a lista de coisas desagradáveis que podem acontecer a quem não vai pescar...:rotfl2:

Ainda acho que visitar a sogra é a pior delas!!! :heh:

Link para o post

vara rápida não quer dizer que é vara dura , ou tem a ponta dura , somente que ela retorna mais rápido no trabalho 

e, sim , vara rápida dá mais sensibilidade sim , é boa pra trabalhar isca de superfície sim , só não te dá um trabalho adequado em isca de meia água

minha dica é vara rápida de umas 12 libras , e 6,2 ou 6,3 , com isso voce trabalha quase tudo 

e inteiriça , por mais que jurem que 2 partes é igual , ela não é 

pode te trazer resultado igual , mas , igual não é 

• Like 2
Link para o post
14 minutos atrás, Luciano Lopes disse:

vara rápida não quer dizer que é vara dura , ou tem a ponta dura , somente que ela retorna mais rápido no trabalho 

Só complementando a informação do amigo @Luciano Lopes: Ação de vara não tem a ver com ser mole ou dura, tem a ver com o potencial de envergabilidade da mesma. Varas de ação rápida envergam próximo à ponteira, as vara médio-rápidas envergam aproximadamente entre a ponteira e o meio da vara, e as varas de ação lenta começam a envergar do meio da vara para baixo.

Link para o post
29 minutos atrás, Luciano Lopes disse:

por mais que jurem que 2 partes é igual , ela não é 

Ótima colocação,resultado e a produtividade são iguais,seja interiça ou 2 partes.:specool:

• Like 1
Link para o post
1 hora atrás, Luciano Lopes disse:

e, sim , vara rápida dá mais sensibilidade sim , é boa pra trabalhar isca de superfície sim , só não te dá um trabalho adequado em isca de meia água

voce tem que adequar a vara às iscas que vai usar , esse é o segredo

minha dica é vara rápida de umas 12 libras , e 6,2 ou 6,3 , com isso voce trabalha quase tudo 

e inteiriça , por mais que jurem que 2 partes é igual , ela não é 

Assino embaixo!

Eu tenho uma Top Line 6'3" 12lbs Inteiriça que hj eh minha titular ...

Link para o post

Vocês são top!

16 horas atrás, Leandro Francisco disse:

Boa tarde Flavio, eu tenho varas de carbono de duas partes e inteiriças e acho que, sem dúvida, as inteiriças são mais leves e vergam de maneira mais uniforme, contudo, a praticidade das varas de duas partes faz com que na maioria das vezes sejam elas que me acompanhem nas pescarias...

Uma vara que eu recomendo a vc e que tem nas versões inteiriças ou duas partes (dentro desse valor sugerido) é a Albatroz Flexa 1 na medida 6 ou 6,3 pés.

Realmente tenho que ver tbm sobre as médio-rápida e as rápidas, qual escolher. Devo ir a algumas lojas aqui da região para conferir cada um pessoalmente e ver as que me agradam. 

Tenho marcada uma pescaria com um Guia de Pesca daqui de SC, o cara é muito bom. Ja vou aproveitar e testar os equipamentos dele kkkk.

Obrigado pelo retorno e pelas dicas! 

Link para o post
  • 4 weeks later...