Ir para conteúdo

Vantagens e desvantagens das varas telescópicas

Recommended Posts

Fala galera! To afim de comprar uma vara telescopica de 3.60 pra fazer minhas pescarias de costão. Pouco vejo esse tipo de vara sendo utilizada por pescadores e também tem pouco conteúdo sobre elas na internet. 

Quais são as vantagens e as desvantagens de se utilizar uma vara telescópica na opinião de vocês? Podem ser consideradas sensíveis e boas para fisgadas?  

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ruan Pereira olha faz muito tempo que não pesco de costão. O que sei sobre varas telescópicas com molinete são as robaleiras para camarão vivo. Elas aguentam a briga, são muito sensíveis e fisgada perfeita. 

Link para o post

Eu praticamente só tenho telescópicas para costões. São boas sim, desde que feitas para isso. As com medidas entre 3,6 e 4,2 m feitas para praia costumam dar conta do recado. Use as que suportam pelo menos um chumbo de 150 g. Não use linhas muito finas como se faz em praia. Mínimo 0,35 .

Link para o post
8 horas atrás, Ruan Pereira disse:

Fala galera! To afim de comprar uma vara telescopica de 3.60 pra fazer minhas pescarias de costão. Pouco vejo esse tipo de vara sendo utilizada por pescadores e também tem pouco conteúdo sobre elas na internet. 

Quais são as vantagens e as desvantagens de se utilizar uma vara telescópica na opinião de vocês? Podem ser consideradas sensíveis e boas para fisgadas?  

Fiquei um pouco na dúvida se vc se refere a vara telescópica sem passadores (lisa) para pescar junto às pedras ou se seria com passadores para arremessos (pesca fora das pedras).

No primeiro caso a comparação seria entre telescópicas vs o famoso e velho bambuzão, e nesse caso as vantagens são óbvias (menor peso, maior flexibilidade, etc).

No segundo caso, a comparação seria telescópica vs varas de duas ou três partes, e na minha opinião, as varas de duas e três partes são melhores (mais resistentes, mais duráveis, mais leves e ação mais adequada).

Link para o post

Quando eu pescava em costão eu usava vara telescópica por uma questão de transporte (sempre morei longe do mar) elas sempre me atenderam muito bem. A dificuldade que eu tinha as vezes, era quando o mar tava puxando muito e precisava aumentar o peso da chumbada (acima dos 100g). Mas em contrapartida, arremesso no costão normalmente não precisa ser muito longo, visto que os peixes que buscamos se alimentam próximo a ele.

Link para o post

Vara telescópica só tem a vantagem no transporte e olhe lá.

Só tive uma ate hoje que para o uso especifico atendia, troquei por uma 3,60 de três partes com fuji low rider

São mais chatas para lavar, enxaguar ... secar então, nossa mãe!!!!

Os passadores que normalmente são usados são os "MN" que hoje deixam muito a desejar em relação aos mais modernos (low rider e K)

Alinhamento dos passadores flutuantes é chatinho.

Blank fica feio com o tempo pois é normal riscarem ainda mais por não terem pintura (normalmente)

Maior chance dos elementos folgarem ao longo da pescaria e desalinhamento dos passadores.

Link para o post
1 hora atrás, Marmaduke disse:

Quando eu pescava em costão eu usava vara telescópica por uma questão de transporte (sempre morei longe do mar) elas sempre me atenderam muito bem. A dificuldade que eu tinha as vezes, era quando o mar tava puxando muito e precisava aumentar o peso da chumbada (acima dos 100g). Mas em contrapartida, arremesso no costão normalmente não precisa ser muito longo, visto que os peixes que buscamos se alimentam próximo a ele.

Dependendo da pescaria tem que considerar a isca mais volumosa.

Link para o post
1 hora atrás, Maquart disse:

Vara telescópica só tem a vantagem no transporte e olhe lá.

Só tive uma ate hoje que para o uso especifico atendia, troquei por uma 3,60 de três partes com fuji low rider

São mais chatas para lavar, enxaguar ... secar então, nossa mãe!!!!

Os passadores que normalmente são usados são os "MN" que hoje deixam muito a desejar em relação aos mais modernos (low rider e K)

Alinhamento dos passadores flutuantes é chatinho.

Blank fica feio com o tempo pois é normal riscarem ainda mais por não terem pintura (normalmente)

Maior chance dos elementos folgarem ao longo da pescaria e desalinhamento dos passadores.

To com o Renato ...

Tive a Katarina e Versus, e não diria que nem vantagem no transporte tem, pq uma vara dessa de 3,60 qdo recolhida vai ficar com 1,20 ou 1,30 .... Mesmo tamanho das 3 partes de uma vara de praia de 3,60

Eu tenho telescopicas lisas na qual coloquei reel set e passadores, mas so uso pra pesca com boinha, onde nao tem arremesso.

Pra arremessar, iria numa vara de Pdp mesmo, onde cabo e componentes sao mais bem equilibrados e a vara tem "punch" pra arremessar

Abçxxxx

• Like 1
Link para o post

O bom das varas de 2 e 3 partes é  primeiro é a mobilidade e sim são muito resistentes e sensíveis.

Link para o post