Ir para conteúdo

Recommended Posts

Comprei um equipamento de fly para pesca do tucunaré #7/8 .

Porem utilizarei nos pesqueiros. 

Pergunta: o Lider precisa ser cônico? Ou posso utilizar uma linha fluorcarbono de um diâmetro apenas ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Castelli,

Em muitas situações é possível utilizar um líder de diâmetro único , dependendo da espécie alvo, do peso e volume da mosca e principalmente das estruturas nas quais se pesca.

Contudo, líderes cônicos sejam adquiridos de fabricantes ou montados artesanalmente em secções de diferentes diâmetros apresentam vantagens, como por exemplo :

- Permitem um melhor desdobramento (turnover) possibilitando melhor apresentação da isca.

- Funcionam como válvula de segurança , evitando a quebra da ponteira em caso de enrosco ou da captura de um peixe muito maior que o previsto.

- Quando se pesca com streamers, possibilitam maior liberdade e melhor nado da isca, de maneira mais natural.

- Dependendo do que se esteja pescando e da forma como se esteja pescando, possibilitam melhor flutuação ou afundamento do líder.

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o post

Odimir ...muito obrigado pela resposta.

Estive testando meu equipamento...primeira vez com fly ...tive um pouco de dificuldade para fazer arremessos mais longos ...como se a linha não desliza-se dentro dos passadores.

Poderia ser por causa do lider ? Fiz um lider de dois diam.  1,50 mts de 0.50mm e 1mt de 0.37 mm. Com um eva minúsculo de isca .

• Like 1
Link para o post

Ola Castelli,

Penso que não seja por conta do líder porque uso um líder de fluorcabono de  configuração parecida  em minhas pescarias de douradinhos no São Francisco e casteia muito bem com equipamento #6.
Se não estiver usando uma linha nova, ou mesmo montada com ponta invertida (isto acontece...), verifique se a linha está bem limpa e recondicionada com "line dressing", já que isto tem grande influência na performance de casteio.
Como são seus primeiros casts, o mais provável é que ainda não tenha alcançado habilidade suficiente para faze-los de maneira satisfatória.
Sugiro que busque ajuda com algum pescador que casteie corretamente e também videos no Youtube, que possam te orientar, acompanhar e corrigir os eventuais erros.
Quero lembrar que os lançamentos básicos iniciais conhecidos como impulso simples (single haul) e lançamento rolado (roll cast) precisam estar bem dominados para que então possa praticar o duplo impulso (double haul), que te permitira os lançamentos mais longos.
Quando tiver dominado estas técnicas que são bem mais simples que o próprio nome, linhas do tipo shooting taper, com backing de mono ou integradas são as que te proporcionarão os lançamentos mais longos.

PS: se me disser que tipo de isca pretende usar e quais os peixes alvos, posso deixar aqui receitas de lideres que uso com sucesso.

Grande abraço 

• Like 2
  • Thanks 1
Link para o post
  • 6 months later...
Em 19/02/2020 at 14:02, Odimir disse:

PS: se me disser que tipo de isca pretende usar e quais os peixes alvos, posso deixar aqui receitas de lideres que uso com sucesso.

Grande abraço 

Aproveitando o gancho, pretendo pescar traíras e black Bass com poppers, streamers médios, com anzol 1/0, fiz um lider em 3 secções, na proporção de 40% 40% 20% (final) - 0,60 1,08m, 0,50 1,08m, 0,45 54cm. totalizando 2,70, que é o comprimento da vara. Se for usar cabo de aço, cortarei um pedaço da ponta mais fina. 

A questão é: ainda não estou conseguindo esticar todo esse lider em arremessos acima de 10 metros. Seria o caso de encurtar? Mudar a "receita" ?

Link para o post
19 horas atrás, Glaucio Silva disse:

Aproveitando o gancho, pretendo pescar traíras e black Bass com poppers, streamers médios, com anzol 1/0, fiz um lider em 3 secções, na proporção de 40% 40% 20% (final) - 0,60 1,08m, 0,50 1,08m, 0,45 54cm. totalizando 2,70, que é o comprimento da vara. Se for usar cabo de aço, cortarei um pedaço da ponta mais fina. 

A questão é: ainda não estou conseguindo esticar todo esse lider em arremessos acima de 10 metros. Seria o caso de encurtar? Mudar a "receita" ?

Quando eu faço líder de 3 partes, majoritariamente pra pescar com streamers e poppers, faço com a proporção 50/25/25% (no meu caso, líder de 2,70, faço o líder com 140/70/70cm). Muito raramente uso empate de aço, mas quando não tem jeito eu faço uns pequenos, de coisa de 10cm e só adiciono ao final do líder. A primeira seção do líder eu sempre faço com metade do comprimento total. Então quando uso líder de 4 partes, pra moscas secas, ninfas, etc, faço o líder com 140/70/35/35cm.

A questão de não conseguir esticar todo o líder também pode ser técnica no arremesso.

Abraço

• Like 1
Link para o post
Em 11/09/2020 at 11:37, ThiagoBG disse:

A questão de não conseguir esticar todo o líder também pode ser técnica no arremesso.

Acho o mesmo. 

Glaucio procure treinar usando um Streamer leve, sem peso de lastro para afundar como, por exemplo, um simples Streamer de Craft Fur o EP Fiber. Evite Clouser Deep Minnow ou outros Streamers com sobre carga de peso, pois tais Streamers vão atrapalhar mais do que ajudar. Fora isso, não se acanhe com nos questionar sobre determinado padrõa de atado, pois muitos pescadores sobrecarregam o conjunto com iscas volumosas e pesadas para o peso do conjunto.

• Like 2
Link para o post
Em 12/09/2020 at 20:26, Fausto disse:

Acho o mesmo. 

Glaucio procure treinar usando um Streamer leve, sem peso de lastro para afundar como, por exemplo, um simples Streamer de Craft Fur o EP Fiber. Evite Clouser Deep Minnow ou outros Streamers com sobre carga de peso, pois tais Streamers vão atrapalhar mais do que ajudar. Fora isso, não se acanhe com nos questionar sobre determinado padrõa de atado, pois muitos pescadores sobrecarregam o conjunto com iscas volumosas e pesadas para o peso do conjunto.

Andei testando uns streamers atados somente com lã sintética e eles podem ajudar pra treinar também. Não precisam de lastro pra afundar, são facílimos de atar, facílimos de separar as fibras e em qualquer lugar acha lã super fácil, das mais variadas cores. No meu caso, minha mãe faz crochê e sempre tem sobra de lã dando sopa por aqui, aí decidi começar a usar, principalmente pra dubbing.

• Like 2
Link para o post
14 minutos atrás, ThiagoBG disse:

Andei testando uns streamers atados somente com lã sintética e eles podem ajudar pra treinar também. Não precisam de lastro pra afundar, são facílimos de atar, facílimos de separar as fibras e em qualquer lugar acha lã super fácil, das mais variadas cores. No meu caso, minha mãe faz crochê e sempre tem sobra de lã dando sopa por aqui, aí decidi começar a usar, principalmente pra dubbing.

Fora a quantidade de casos com relatos de amigos que trincaram o Blank da vara justamente por causa do Streamer super lastreado. 

Existe uma tendência bastante fora do conceito do mundo do Fly Fishing que são pessoas que sobrecarregam o lastro de peso do Streamer com a finalidade de oferecer a isca mais ao fundo. Fazer isso é um conceito de desinformação, pois o sobrepeso só atrapalha e na verdade se torna um desespero, principalmente a bordo de um bote inflável ou barco. O conceito que deve ser ensinado é que existem linhas apropriadas para levar a mosca para profundidades maiores, porém mesmo assim há limites para tudo. Se o pescador que ultrapassar esses limites, é melhor voltar a pescar de Bait e deixar o Fly Fishing. 

As linhas mais amigáveis para oferecer a isca mais fundo são chamadas Sink Tip onde pode ser uma linha Floating onde somente a ponta afunda ou uma linha Itermediate que também sua ponta afunda. A parte de trás de tais linhas podem ser 100% flututantes (Floating) ou parcialmente afudantes (Intermediated). Com essa combinação a ponta da linha afunda e leva consigo o Streamer. Com esse recurso o pescador terá mais facilidade nos arremessos e apresentará a isca melhor. Fica a dica para assim evitar o errôneo uso de iscas pesadas com equipamento de Fly Fishing.

• Like 3
Link para o post