Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
Maquart

Pesca de praia ta morrendo?

Recommended Posts

Tenho notado a morte lenta de fóruns em geral.

Mas quando se trata da pesca de praia, o buraco é mais embaixo.

Povo parece que perdeu interesse, não se vê novos adeptos.

Só para salientar, hoje só tem o Pescaki, que mesmo não sendo exclusivo de PDP, tem uma parte para esta.

Uma pena.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, é verdade. Os fóruns estão morrendo. Nem se compara ao que era em 2008/2009, centenas de usuários diariamente. :triste:

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, Mauricio. disse:

Sim, é verdade. Os fóruns estão morrendo. Nem se compara ao que era em 2008/2009, centenas de usuários diariamente. :triste:

Concordo plenamente. E os fórum além de tudo são diretórios extremamente organizados para buscar informações já discutidas, coisas que você não encontra em outras plataformas.

Um exemplo, o fórum sobre o meu carro (civic SI) foi excluído. Esse fórum tinha INÚMERAS informações riquíssimas sobre alterações no carro para aumento de potência, melhorias de suspensão, freios e passo a passo de como fazer já que os antigos usuários eram desbravadores querendo descobrir as coisas em conjunto. Tudo perdido... inclusive os conhecimentos adquiridos pelos donos, já que com o passar do ano o carro ficou "velho" e os donos mudaram e já não existe mais aquele ímpeto de desbravar o carro.

Hoje esse conhecimento detido por poucos é muito bem cobrado para ser executado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É uma pena, mas o problema não se restringe à pesca de praia! :triste:

Ainda temos muitos acessos, mas praticamente todos sem logar, quando então as pessoas, ainda que possuam cadastro, entram como visitantes somente para ler e explorar o conteúdo, sem imaginar que com isso estão matando sua fonte de consulta. :ok: 

Mas o Pescaki resiste; até quando não sei, mas pelo menos enquanto alguns obstinados companheiros ainda dedicam um pouco de seu tempo para o fórum. :iCo01: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
18 horas atrás, Maquart disse:

Meu aprendizado no mundo da pesca foi pescando na praia de Itanhaém, onde na minha adolescência fazia excelentes pescarias de betaras, bagres, robalos, corvinas, arraias....porém de uns dez anos para cá parei de pescar de praia, porque a pesca de arrasto de camarões nas praias acabou com tudo...não se pega mais nada...mesmo com a maré certa, pressão certa, isca certa...uma pena...mas poluição e pesca predatória acabou com meu point...

Acredito que na maioria das praias o mesmo tem acontecido...desestimulando que novos pescadores entrem nessa modalidade.

Quanto ao fim dos fóruns, infelizmente as redes sociais levam embora muitos pescadores dos fóruns...muitos dos que contribuíam e debatiam aqui lançaram seus próprios canais no youtube, facebook, etc.

Outros resolveram sair fora por causa das críticas maldosas e o desrespeito que alguns participantes tomam por princípio (estão lá para criticar e humilhar, nunca para construir)...

E a nova geração é muito visual, não tem hábito de escrever e ler...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como mestre Bome falou não é só a pesca de praia, assim como não é só na área da pesca que os fóruns estão acabando, Baboo mesmo um dos maiores foruns sobre informática se foi, linha defensiva outro grande forum também acabou, avalanche que grupo de whats, canais de YouTube e grupo no Facebook, tudo isso aliado a preguiça da "nova geração" de pescadores em escrever ou pesquisar informações.

Mas hoje eu vejo que nada substitui um fórum em aprendizado, não existe uma rede social que tenha a qualidade de informações igual um fórum bom

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu acho que sempre haverá quem goste mais deste estilo de rede social. Sou do tipo antigo, ainda gosto de escrever tanto quanto ver fotos e videos. Claro, se eu pudesse voltar, voltaria mais para trás ainda, aos anos 70, eita tempinho feliz aquele :plamas:. Não tinha internet, uma simples linha telefônica custava os olhos da cara (era até declarada no imposto de renda como bem). Se quisesse informações sobre o mundo da pesca ou conversava com o pessoal no costão ou comprava revistas de pesca (Troféu, Acampamento), que eram lidas avidamente por olhos jovens de um mundo repleto de possibilidades de aventura. E elas aconteciam, mesmo que em doses suaves e prazeirosas.

Lembro de, dormindo na casa de praia de meus pais, de manhã bem cedo com o sol ainda querendo nascer eu ouvia o barulho do mar, distante algumas quadras, que chegava até meus ouvidos devido à brisa na atmosfera ainda fria e úmida da manhã. Um momento único que durava poucos minutos, uma sensação que nunca mais tive. Pescarias em lugares diferentes, a surpresa de peixes diferentes capturados (o que morderia a isca  :huh:?), o onipresente som e cheiro de mar e o sol inclemente que deixava braços e costas descascando depois. Sim, se eu soubesse o que sei hoje nunca deixaria de usar um chapelão e camisa de manga comprida. Mas, menino do século passado... :rotfl2:.

As betaras e pampos capturados eram sempre devidamente homenageados com um almoço, onde tinham lugar de honra no centro da mesa em um prato de louça forrado com papel de pão para absorver o óleo da fritura :D.  Aliás, lembro daquele pãozinho francês das padarias do litoral...eita pãozinho ruim aquele, kkkkkk :rotfl2:. Molengoso como só. Dizem que não mudou até hoje. Não sei porque o litoral não permite um pãozinho decente. Massudo, aquele miolo que embolava quando você cortava. Mas para fazer na chapa com manteiga era até razoável, desde que amanhecido de um dia. ;)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Mauricio. disse:

Se quisesse informações sobre o mundo da pesca ou conversava com o pessoal no costão ou comprava revistas de pesca (Troféu, Acampamento),

Ou lia os livrinhos do Irineu Fabichak...lembra?:simsim:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Leandro Francisco disse:

Ou lia os livrinhos do Irineu Fabichak...lembra?:simsim:

Sim, lembro bem. Lembro também da coleção "Caçando e pescando por todo o Brasil" de Fábio Júnior, uma triologia que abarcava praticamente o Brasil todo e que também escreveu "Três Escoteiros em Férias no Rio Paraguai", outro que me dá boas lembranças. Creio que ainda os tenho guardados.

Como falei de pão, esqueci de comentar do leite. O jovens de hoje nem imaginam que naquele tempo comprávamos leite em saquinhos plásticos que precisavam de um suporte que todo mundo tinha em casa para mantê-lo de pé depois de cortada a pontinha. Aquele leite tipo "C", que chamávamos de vagabundo mas era o que tinha para se comprar. Rico comprava o tipo "B", o dobro de caro, mas que era o que tinha quando acabava o "C" e você se conformava, que na época da ditadura não tinha Procon. E o tipo "A" era lenda. :rotfl2:

Cansei de ir na padaria comprar leite e pão, trazendo o leite como me ensinaram, apertando com o dedão e o indicador em cada ponta para não esquentar o pacote inteiro no caminho. E o pão, se não era pãozinho, era o filão, enrolado em uma única folha de papel no centro, o que deixava as pontas expostas para mosca pousar e esbarrar nas paredes. :D

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, Leandro Francisco disse:

....porém de uns dez anos para cá parei de pescar de praia, porque a pesca de arrasto de camarões nas praias acabou com tudo...não se pega mais nada...mesmo com a maré certa, pressão certa, isca certa...uma pena...mas poluição e pesca predatória acabou com meu point...

Acredito que na maioria das praias o mesmo tem acontecido...desestimulando que novos pescadores entrem nessa modalidade.

Por aqui foi de 2014 pra cá ... Antes tinha "época" certa para determinadas espécies, depois acabou o respeito (por parte dos peixes), que não obedeciam mais a época certa, agora ..... nem na certa, nem na errada kkkkkkkkkkk

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no RJ o que esta acabando tbm com a pesca de praia eh a pesca de caiaque. Aqui em Maricá por exemplo vc pode ir pra praia sabado e domingo que vc vai ver diversos grupos de pesca com caiaque, com aquelas camisas que mais parecem abadás. Qdo tem os tais torneios então amigo, da ate nervoso ver a filhotada que o pessoal mata .... Complicado, vc precisa ir cada vez mais longe pra pescar

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um fato interessante é a discriminação que o pescador de paria sofre.

Ele é o ultimo a ter vez na praia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 20/02/2020 at 13:32, Maquart disse:

Um fato interessante é a discriminação que o pescador de paria sofre.

Ele é o ultimo a ter vez na praia.

Concordo plenamente. Antes o pescador era visto como parte da praia. Hoje as pessoas olham com cara feia como se estivesse fazendo algo de errado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que a Pdp esteja morrendo, acredito mais em algo cíclico, quem pratica a Pdp pode dar uma parada, mas acaba voltando, é boa demais ! 

Me recordo até hoje nos tempos de solteiro, chegava sexta feira, colocava as tralhas no carro, era 5 da manhã estava na Tamoios....parava no Vaca Preta, tomava aquele café dos campeões ( pão com linguiça e queijo , sim , as 5 da manhã hahaha ) e ia para a praia....por lá ficava o dia todo e não parava nem para almoço. 

Muitas recordações boas de pescar na Massaguaçú, fazendo trilha com meus tios e acampando em Castelhanos e pescando os valentes pampos por lá. 

Um dia, em outro momento quando estiver um pouco mais de tempo certamente voltarei a praticar a Pdp sem sombra de dúvidas !! 

Quanto aos fóruns acredito que de fato estão cada vez mais raros, muito por conta de grupos de wattsapp, facebook e afins, porém também muito por brigas, ego......e como tem ego envolvido na pesca hein?!?! chegamos a um ponto de que quando se lança vara, carretilha (principalmente), linha, isca determinada o pessoal defenda e brigue por divergir de opinião como se fossem os fabricantes brigando por milhões de reais  de seu produto mas não....muitas vezes sequer conhecem o produto, só tomam partido para polemizar. 

Até a participação no fórum diminui por conta disso, começa a ficar desagradável, sempre mais do mesmo ( brigas e discussões ), falta companheirismo. Me lembro que o Tamaki ( e não Temaki como a turma as vezes chamava hahahaha ) fazia sempre um encontro de pesca natalina, encontro em pesqueiros...sem mesmo pescar em pesqueiros era bom ver a confraternização de todos, todas aquelas fotos, uma bela recordação que dificilmente um dia irão voltar. 

Brigas por times de pesca, por modelos de carretilhas, por querer mostrar que sabe mais sem saber, pelo simples fato de "humilhar" ou se sentir o "fodão" da pesca....tudo isso faz o pessoal esquecer do principal, do motivo que todos vieram a ser membros do fórum, aprender e pesca...cada vez mais.

• Like 2
  • Thanks 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 01/03/2020 at 08:33, Thiago Ivo disse:

.... porém também muito por brigas, ego......e como tem ego envolvido na pesca hein?!?!

Falou tudo. O ego fude$#@%& a pesca de competição no ES.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Maquart disse:

Falou tudo. O ego fude$#@%& a pesca de competição no ES.

cara, é incrível como um quer ser mais que o outro, pescar melhor, contar vantagem, ter equipamento melhor e se esquecem da essência disso tudo....maledeto ego !!! e na maioria esmagadora dos casos não entendem metade do que falam

Compartilhar este post

Link para o post