Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Entre para seguir isso  
Ruan Pereira

Máterias para higienizar os equipamentos

Recommended Posts

Fala galera! Coloquem abaixo o que vocês utilizam pra higienizar e proteger a vara, carretilha e molinete de vocês! 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Ruan,

Sobretudo para quem pesca em água salgada, a limpeza dos equipamentos é fundamental, mas em razão de que pesco exclusivamente em água doce, praticamente não limpo os equipamentos quando chego da pescaria. Sequer os desmonto, vez que raramente passam mais que três ou quatro dias entre uma jornada e outra, à exceção, obviamente destes tempos conturbados de pandemia. :ok: 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vou pescar em agua salgada, primeiro passo é lavar com agua doce abundante, secar bem e depois nos locais mais criticos uso spray tipo WD40 e uma gota de oleo nos rolamentos mais expostos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Água, WD40 (ou genérico) e uma gota de óleo nos eixos, que nem o Leandro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando pesco na praia, lavo o molinete no banho mesmo, com água morna. Depois, se houver necessidade em decorrência da exposição em água salgada, mergulho ele na clorexidina diluída em água. raramente passo WD ou Óleo. Só quando vejo que ele vai ficar muito tempo parado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo pescando em água doce, sempre quando chego de pescaria, passo pelo menos papel higiênico sobre a carretilha, principalmente nas partes onde acumula sujeira (terra, algas). Depois de certo tempo, ai sim me preocupo em lubrificar os rolamentos mais acessíveis (de arremesso e, se houver, dos knobs) e também o eixo sem fim. Lubrificação interna, salvo caso excepcional, so faço anual e olha la ainda, rs.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu lavo o material todo embaixo do chuveiro, com água morna e sabão neutro ou detergente neutro, com uma esponja Scotch Brite azul, aquela que não risca. Passo a parte macia em todo o material e a parte mais áspera nos cabos de EVA ou cortiça, e também nos knobs. Depois deixo secar bem na sombra, e depois, se for vara com passadores de rolete, passo um óleo fino, aquele de caneta de alta rotação de dentista, encontra em casas que vendem produtos odontológicos. Passo este óleo também nos molinetes e carretilhas. Detalhe: mantenho sempre os freios fechados quando lavo o material para evitar entrar água nos discos, muito embora meus materiais eu substituí todos os discos por carbontex, e passei uma fina camada de graxa teflonada entre os mesmos. Depois de secos, eu retiro os carretéis dos materiais e deixo mais um dia ou dois à sombra ou sob o sol da manhã ou da tardezinha. Antes de montar, passo um pouco de óleo fino nos rolamentos expostos e ,a cada 6 meses, nos rolamentos dos knob's. As varas costumo verificar passador por passador, para ver se não estão quebrados, pois perdi um slow jig que iria testar por causa de um passador trincado: desci 40 metros de multi YGK e quando fui iniciar o trabalho perdi linha, snap e jig. Nos passadores costumo passar ou WD ou então silicone com um papel toalha ou pano macio.É bom passar também na junção do passador com o blank pois ali costuma ocorrer uma trinca na resina, quanto maior for o esforço a que a vara é submetida, e pode iniciar um processo de corrosão. Depois monto tudo de volta, cada carretilha ou molinete na sua respectiva vara e espero a próxima pescaria. Lembrem-se de fazer o mesmo com o restante do material, anzóis, assist hook's, jigs, garatéias, snap's, giradores e plug's. Os plug's tenha muito cuidado se for secar diretamente ao sol, para evitar calor excessivo pois isto pode deformar ou até, em casos extremos, fazer a isca rachar ou explodir. Claro que isto ocorreu, na maioria das vezes, quando as iscas ficaram fechadas nas caixas expostas diretamente no sol o dia inteiro. Anualmente, retiro as linhas multi dos materiais e lavo elas e deixo secar à sombra e ao vento. Uso para isto aquelas rodas que algumas pessoas colocam dentro de gaiolas para hamster ou chinchila para o bicho se exercitar. Se quiser, pode também inverter as linhas, só que aí vai dar mais um pouquinho de trabalho pois vai ter que passar de uma roda para outra e depois colocar no material novamente. Basicamente é isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito! Nessa quarentena, o que nos resta e higienizar bem os equipamentos para a próxima aventura.

Compartilhar este post

Link para o post

As varas água e sabão neutro. depois passo um pouco de WD 40 e passo um passo. Carretilha e molinetes a mesma coisa (WD40 só um pouco parte externa), sendo que uma vez a cada 2 meses abro e faço limpeza dos componentes e lubrificação, não pesco muito e só pesco em água doce, essa periodicidade tem mantido meu equipamento em bom estado há 8 anos.

Quando uso em água salgada mergulho as coisas num balde de água doce deixo um tempo, depois uso água corrente e uso um óleo spray, faço isso todo dia se estiver uma temporada na praia e pescando. Se desci pra praia e voltei no mesmo dia, lavo e desmonto todo o equipamento pra lubrificar.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 26/03/2020 at 19:45, Domingos Bomediano disse:

Grande Ruan,

Sobretudo para quem pesca em água salgada, a limpeza dos equipamentos é fundamental, mas em razão de que pesco exclusivamente em água doce, praticamente não limpo os equipamentos quando chego da pescaria. Sequer os desmonto, vez que raramente passam mais que três ou quatro dias entre uma jornada e outra, à exceção, obviamente destes tempos conturbados de pandemia. :ok: 

o vida boa

3 , 4 dias de intervalo

kkkkk

:plamas:

abraços

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, pedrao-2018 disse:

o vida boa

3 , 4 dias de intervalo

kkkkk

:plamas:

abraços

Pois é, Grande Pedro, a gente faz o que pode, uai e finais de semana não contam, porque sempre tem muita gente na represa :rotfl2:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou pegar todas as dicas e aplicar nos meus equipamentos para matar a saudade :D

Minha caixa de pesca e a iscas eu já arrumei umas 20 vezes, já já começo a pescar no aquário. 

Compartilhar este post

Link para o post