Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Raul Chicate Claro

Arremesso longo com cevadeira + 50mts

Recommended Posts

Bom dia pescadores, ontem estive no Centro de pesca dos irmãos em Bragança Paulista. Nunca havia ido nesse pesqueiro, e lá percebi que o esquema estava sendo arremessar as cevadeiras bem próximo das ilhas que tem no meio do lago.

Possuo uma vara piton 2,7m da maruri e uma carretilha titan bg, que mesmo com o freio todo aberto, eu nao conseguia arremessar a cevadeira perto, ainda faltava uns 20 metros, e consequentemente sai de lá dedão :triste:

Como nos pesqueiros que frequento regularmente não necessito de arremessos tão longos, nao havia tentado. E observando os pescadores que ali estavam vi que a cevadeiras deles ainda era menor que as minhas e a vara mais curta. 

Queria saber o que fiz de errado, sei que a bitola da linha influencia também, mas acredito que tenha outros fatores , quem puder me dar uma ajuda fico agradecido

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As cevadeiras menores possuem maior aerodinâmica e são mais fáceis de arremessar. 

Os pesqueiros que frequento geralmente precisam de 70 a 80m de arrremesso, então o que faço é utilizar as cevadeiras Kuro da JR e a Tamba da barão (até mesmo umas menores da barão ajudam muito). Além disso, costumo deixar um espaço grande de linha entre a ponta da vara e a cevadeira na hora do arremesso,fazendo um pêndulo para carregar a ação da vara. Já tive experiência com vara de 2,70 e não gostei, com varas de 2,1m e 2,4m os arremessos vão de boa.

E sobre a bitola da linha, utilizo 0,37.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Raul... Passei pelo mesmo problema no pesqueiro Patanosso. Fiquei logo nos primeiros quiosques e tinha que arremessar uns 70m. Não conseguia de jeito nenhum... então fiz aquilo como um desafio, voltei outro dia lá só para ficar treinando o arremesso. Ainda não está o ideal mas melhorou muito. Então o que posso dizer é, treinar, treinar e treinar... Cevadeiras menores realmente ajudam muito, mas nada como um pino!!! Esse consegui jogar longe!!! 

Compartilhar este post

Link para o post

Só por curiosidade, troquei de carretilha e consegui um desempenho maior do que a big game, mesma cevadeira e tudo, e carretilha com o magnetico todo aberto

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
Em 23/06/2020 at 12:37, Leonardo Viriga disse:

As cevadeiras menores possuem maior aerodinâmica e são mais fáceis de arremessar. 

Os pesqueiros que frequento geralmente precisam de 70 a 80m de arrremesso, então o que faço é utilizar as cevadeiras Kuro da JR e a Tamba da barão (até mesmo umas menores da barão ajudam muito). Além disso, costumo deixar um espaço grande de linha entre a ponta da vara e a cevadeira na hora do arremesso,fazendo um pêndulo para carregar a ação da vara. Já tive experiência com vara de 2,70 e não gostei, com varas de 2,1m e 2,4m os arremessos vão de boa.

E sobre a bitola da linha, utilizo 0,37.

Fala Leonardo beleza?

Cara estou na mesma condição, porem com vara de 2,7 e creio que estou errando na hora de deixar a cevadeira perto da ponta da vara, agora que vc falou que bateu a ficha rsrs.

Tenho carretilha boa, linha 0,30 soft, e vara de 2,7 porem não consegui jogar com eficiência onde os outros caras conseguem.

Sabe me dizer qual o espaço que vc tem deixado até a ponta da vara? acredito que seja no máximo uns 40 cm certo? próxima vez que for no pesqueiro vou tentar fazer isso, sempre fiquei intrigado de não consegui arremessar bem longe onde os tambas mais bate.

Editado por Jean Garcia

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Jean, blz e aí?

Cara, eu deixo até mais que 40cm, cerca de 80cm a 1m mesmo.

Acostumei a arremessar assim e depois que pega o jeito vai bem mais longe, fazendo um pêndulo. Só tomaria cuidado com a linha 0,30 por que qualquer tranco mais forte ela pode se romper, já pesquei com 0,33 e mesmo que o arremesso seja melhor, qualquer cabeleira ou tranco a linha arrebenta, por isso prefiro 0,35 ou 0,37.

Compartilhar este post

Link para o post

Só completando , quando for lançar a cevadeira molha ela no lago para encharcar a ração para fica mais pesada,vc ganha um pouco no arremesso :ok::ok:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, sobre o tamanho da cevadeira, eu discordo. Pois vi uns caras mandando no meio do lago principal do Córrego das Antas, umas cevadeiras bem grandonas, mas com umas varas bem parrudas, e com carretilhas simples (titans e brisas, comuns mesmo sem ser as BG).

Acho q isso tem mais a ver com o casting alto das varas, se for cevadeira pesada tem que ser vara com casting alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro q o Tamaki e o Helio certa vez “inventaram” uma cevadeira feita com o fundo de uma garrafa PET. Lembro que cabia cerca de 200 gramas de Ração.

Vou procurar o tópico aqui no fórum. Mas lembro que arremessavam em distâncias consideráveis com essa parafernalha toda.

Compartilhar este post

Link para o post