Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Dicas para iníciantes

Recommended Posts

Pessoal, 

Estou querendo iniciar nesta modalidade de pesca e preciso de dicas de equipamentos,  como vara, carretilha,  linhas, etc. Não entendo nada a respeito, por isso a ajuda de vocês. Quero algo que seja meio coringa,  para pesca de trairas e tucunarés não muto grandes. Algo que seja bom e barato,  mas com qualidade,  pois será um início e pode ser que não me adapte. Sei que algo realmente bom e barato é difícil, mas que seja um equipamento no nível de uma carretilha BRISA, vara LUBINA LUX e linha no mesmo nível. Coloque este exemplo porque considero um conjunto muito bom para início, sem comprometer a qualidade. 

Desde já agradeço. 

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim é difícil dar uma dica BBB pra ti, mas quero ajudar de alguma forma.   :ok:

Você vai pesquisar e encontrar uma série de conjuntos (chamado COMBO) com preço que lhe atenderá, mas tem sempre um elo fraco nesses conjuntos, que é a linha. Quem monta o conjunto precisa fazer ficar barato para aceitação melhor no mercado, porém uma boa linha de Fly é mais significativamente importante que a carretilha que a armazenará. Por isso é necessário avaliar bem até quanto quer investir. Suas referências [carretilha BRISA, vara LUBINA LUX] infelizmente não sei usar para comparar. 

Os conjuntos de Fly Fishing são designados através de uma numeração. Essa numeração varia, por exemplo, de #1 até #10 (a escala é maior, mas não é momento de explanar sobre isso). Considere um conjunto #1 como sendo o mais leve e indicado para pescar lambaris e considere um conjunto #10 como sendo o mais pesado para pescar os tucunaré da amazônia. Daí para tucunarés medianos a grandes poderá escolhe um conjunto #6 ou #8. Consequentemente um conjunto #8 é mais pesado que o #6. A numeração ímpar existe, porém não é comercializada como um COMBO. Você está acostumado a definir seu material de pesca em função do peso do peixe em libras ou quilos, mas no Fly Fishing não é assim que fazemos, pois seja um conjunto #6 ou #8 poderá ser usado para pescar os mesmos peixes. 

Tenha em mente que uma vara #6 deve usar uma linha #6, pois assim são fabricadas, qualquer divergência em relação a essa compatibilidade fica como opção do pescador. Associado a isso compramos uma carretilha #6 ou #6/7/8 para armazenar, caber, a linha. É muito comum comprar uma carretilha capaz de armazenar linhas diferentes, como no exemplo anterior. Mai uma vez volta o assunto linha, pois é o elemento mais importante a meu ver, outros amigos podem dizer o contrário, mas é uma questão de opção, escolha, e adequação. 

Vou listar alguns links como sugestão, pois não sou lojista, nem tão pouco patrocinado por eles e assim tenho total liberdade para informar. 

Loja Fly Shop Brasil:
https://lojafsb.com.br/Conjunto-FLYSEIRO-numero-6-FSB.-Tilapia,-traira,-tucunare,-carpa.~2399~182~1~Varas-e-Conjuntos-de-Pesca-com-Mosca.~FLY-SHOP-BRASIL.

Loja Flypesca:
https://www.flypesca.com.br/varas-e-conjuntos/conjunto-echo-base-kit

Faça uma pesquisa e tire algumas de suas dúvidas comigo por aqui mesmo. 

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o post
16 horas atrás, Fausto disse:

Sim é difícil dar uma dica BBB pra ti, mas quero ajudar de alguma forma.   :ok:

Você vai pesquisar e encontrar uma série de conjuntos (chamado COMBO) com preço que lhe atenderá, mas tem sempre um elo fraco nesses conjuntos, que é a linha. Quem monta o conjunto precisa fazer ficar barato para aceitação melhor no mercado, porém uma boa linha de Fly é mais significativamente importante que a carretilha que a armazenará. Por isso é necessário avaliar bem até quanto quer investir. Suas referências [carretilha BRISA, vara LUBINA LUX] infelizmente não sei usar para comparar. 

Os conjuntos de Fly Fishing são designados através de uma numeração. Essa numeração varia, por exemplo, de #1 até #10 (a escala é maior, mas não é momento de explanar sobre isso). Considere um conjunto #1 como sendo o mais leve e indicado para pescar lambaris e considere um conjunto #10 como sendo o mais pesado para pescar os tucunaré da amazônia. Daí para tucunarés medianos a grandes poderá escolhe um conjunto #6 ou #8. Consequentemente um conjunto #8 é mais pesado que o #6. A numeração ímpar existe, porém não é comercializada como um COMBO. Você está acostumado a definir seu material de pesca em função do peso do peixe em libras ou quilos, mas no Fly Fishing não é assim que fazemos, pois seja um conjunto #6 ou #8 poderá ser usado para pescar os mesmos peixes. 

Tenha em mente que uma vara #6 deve usar uma linha #6, pois assim são fabricadas, qualquer divergência em relação a essa compatibilidade fica como opção do pescador. Associado a isso compramos uma carretilha #6 ou #6/7/8 para armazenar, caber, a linha. É muito comum comprar uma carretilha capaz de armazenar linhas diferentes, como no exemplo anterior. Mai uma vez volta o assunto linha, pois é o elemento mais importante a meu ver, outros amigos podem dizer o contrário, mas é uma questão de opção, escolha, e adequação. 

Vou listar alguns links como sugestão, pois não sou lojista, nem tão pouco patrocinado por eles e assim tenho total liberdade para informar. 

Loja Fly Shop Brasil:
https://lojafsb.com.br/Conjunto-FLYSEIRO-numero-6-FSB.-Tilapia,-traira,-tucunare,-carpa.~2399~182~1~Varas-e-Conjuntos-de-Pesca-com-Mosca.~FLY-SHOP-BRASIL.

Loja Flypesca:
https://www.flypesca.com.br/varas-e-conjuntos/conjunto-echo-base-kit

Faça uma pesquisa e tire algumas de suas dúvidas comigo por aqui mesmo. 

@Fausto, meu querido, muito obrigado pela sua ajuda. 

Quando dei as carretilhas BRISAS e as LUBINAS LUX como exemplo, é porque são carretilhas e varas ótimas para quem está iniciando na pescaria com carretilhas, gastando pouco (uns  R$ 500), mas tendo um material que não o deixará na  mão e não o fará desistir de pescar com carretilha por ter um material de baixa qualidade

Fly é uma modalidade 100% nova para mim, por isso a dificuldade até mesmo em perguntar, pois são nomes novos, tudo novo. E suas considerações ajudaram muito. 

Vou abusar mais um pouco de você. Já vi que a vara deve ser uma #6 ou #8 (mais para #8, pois pesco tucunarés na Amazônia. Quanto à ação, temos, como nas varas de bait, varas de diferentes tipos de ação (rápidas, lentas, médias)? Penso numa vara média-rápida, pois seria coringa, na minha opinião. E a linha, como escolher???Já percebi que carretilha é menos importante de tudo. 

Se puder, passe opções de varas, linhas, carretilhas, por favor. Minha intenção é gastar até R$ 600. É possivel?

Abraço

Link para o post
8 minutos atrás, Evandro P.F. de Camargo disse:

Que aula!:bs-aplauder:

Sim. Sensacional.

• Like 1
Link para o post
6 horas atrás, Vicente disse:

Quanto à ação, temos, como nas varas de bait, varas de diferentes tipos de ação (rápidas, lentas, médias)?

Sim existe ações distintas e em função de usar para pescar tucunarés aconselho a de ação Rápida. As varas de ação Extra Rápida são significativamente muito caras. Por exemplo, uma boa vara vai custar o preço do conjunto ou até mesmo três vezes seu valor. Sendo assim, um conjunto vai lhe atender como iniciante até que adquira experiência e queira investir melhor. Abaixo uma vara de ação Rápida muito procurada pelo amigo que vão para a Amazônia.
https://lojafsb.com.br/Vara-de-fly-TFO-Axiom-II-8-para-pesca-de-Tucunare,-Traira,-Robalo.~2556~218~1~Varas-e-Conjuntos-de-Pesca-com-Mosca.~TFO

Link para o post

Penso numa vara média-rápida, pois seria coringa, na minha opinião.

No Fly Fishing não deve seguir a linha de raciocínio do Bait. No seu caso a vara deve ser Rápida.

E a linha, como escolher???

Em um COMBO você não escolhe a linha, apenas pode aceitar ela. Geralmente é uma linha básica e vai servir para começar, porém com o tempo vai aprender que há linhas melhores. Por exemplo, uma boa linha custa R$ 500,00. 

Link para o post

Já percebi que carretilha é menos importante de tudo. 

Será importante quando for pescar em Cuba ou Los Roques. 

Se puder, passe opções de varas, linhas, carretilhas, por favor. Minha intenção é gastar até R$ 600. É possivel?

Infelizmente não será possível. 

Link para o post
16 minutos atrás, Fausto disse:

Será importante quando for pescar em Cuba ou Los Roques. 

Infelizmente não será possível. 

Fausto,

Obrigado pela sua ajuda. Já aprendi muito. 

Tinha esperança de comprar algum combo até R$ 600. :ok:

Qual tamanho bom de vara, para o meu caso? Em quantas partes?

Abs

Link para o post
21 horas atrás, Vicente disse:

Tinha esperança de comprar algum combo até R$ 600. :ok:

Pode conseguir, mas não espere grandes coisas, principalmente quanto a linha em nosso clima tropical. Linha de água fria em clima tropical gruda muito nos passadores da vara. Um COMBO nos EUA custa aproximadamente $100 ~ $120 dólares e geralmente após o uso é descartado.

21 horas atrás, Vicente disse:

Qual tamanho bom de vara, para o meu caso? Em quantas partes?

Geralmente tem 9 pés e pode encontrar COMBO com vara de 8 pés. Geralmente tem quatro partes, podendo encontrar com três partes ou até mesmo duas. No local do encaixe passe suavemente parafina (vela) e assim terá facilidade para desmontar e também ajuda a evitar que se solte facilmente. Sempre vejo relatos de amigos que tiveram as partes presas e com grande dificuldade para desmontar. Para evitar esse trauma, use parafina em pouca quantidade. 

Link para o post
20 horas atrás, Vicente disse:

Não conheço e não indico, o preço é convidativo, mas certamente tem uma linha muito ruim. 

Uma boa linha de Fly para clima tropical e assim não ter problema nos arremessos custa essa quantia. 

Boa linha para pescar tucunarés na Amazônia:
https://lojafsb.com.br/Linha-de-fly-para-Tucunare-FREQUENCY-MAGNUM.-TUCUNARE-ROBALO.~2474~259~60~Linhas-de-pesca-com-fly.~Flutuantes.

Outra boa linha:
https://www.wildflyshop.com.br/7855419-CLD-COMPACT-TROPIC-Floating

Link para o post
  • 4 weeks later...
Em 03/08/2020 at 19:41, Vicente disse:

eu comprei....a linha nao presta pra nada, e a vara é ação média, ruim para arremessar moscas volumosas...que exigem uma linha com peso concentrado na "cabeça'...comprei uma ótima linha (450 reais), já melhorou 50%, mas a vara nao permite aproveitar todo o potencial dela.

• Like 1
Link para o post
Em 31/08/2020 at 21:41, Glaucio Silva disse:

eu comprei....a linha nao presta pra nada, e a vara é ação média, ruim para arremessar moscas volumosas...que exigem uma linha com peso concentrado na "cabeça'...comprei uma ótima linha (450 reais), já melhorou 50%, mas a vara nao permite aproveitar todo o potencial dela.

Rapaz, eu comprei um kit #5/6 daqueles chineses (Sougaylang). Nunca tinha pescado de Fly e tô me divertindo muito com esse kitzinho em pesqueiro (tilápias, matrinxãs)... Agora que gostei da brincadeira, vou investir em um conjunto melhor, mas acho que valeu muito a pena pra conhecer a modalidade e ver se eu ia gostar mesmo. Eu ainda tinha um cupom de desconto e o kit completo, já com frete, saiu por R$160,00.

Acho que muita gente deixa de começar no Fly por conta dos preços dos equipamentos... Ainda mais em tempos como o que estamos passando (dólar nas nuvens, pandemia), se eu tivesse que pagar R$800,00 em uma vara, R$500,00 em uma linha, R$300,00 em uma carretilha, etc, certamente eu não teria começado nessa modalidade.

• Like 1
Link para o post
Em 31/08/2020 at 21:41, Glaucio Silva disse:

Fez bem em comprar uma linha de qualidade e agora sim tem melhor desempenho no arremesso, mesmo com essa vara que tem menos potência. 

Mantenha a carretilha e o próximo investimento será uma vara de ação rápida. Uma vez que gostou do Fly, então investir melhor no equipamento é o próximo passo. :ok:

• Like 1
Link para o post
2 horas atrás, Saverio disse:

Pois é Thiago, é um conjunto desta marca que pretendo comprar, este conjunto https://pt.aliexpre... para também iniciar na arte. Como faz parte da experiência, pretendo começar com um conjunto #5 ou #6, se gostar, o que eu não duvido nem um pouco, a loja da FSB fica em Curitiba, aqui ao ladinho da minha cidade, então eu posso partir para algo mais "substancioso". 

Nesse preço, eu te recomendaria o Kit da Piscifun. Minha experiência com as carretilhas para baitcasting deles foi surpreendentemente positiva em termos de qualidade. Ainda, se quiser uma entrega mais rápida, o kit que mencionaram da Sumax você encontra nessa mesma faixa de preço, mas não posso falar nada dele, já que nunca nem vi um de perto.

https://pt.aliexpress.com/item/32842866493.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.678f4a88dDe28u&algo_pvid=2dc6165f-dfdd-45e8-b02d-c73b72edd7f1&algo_expid=2dc6165f-dfdd-45e8-b02d-c73b72edd7f1-0&btsid=0be3764315992378236787311e08d7&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Não sei se está acostumado a importar, mas se atente aos valores. Compras acima de $100 dólares fatalmente serão taxadas e fica completamente inviável. Já no site Wish.com, você encontra esse mesmo kit da Sougaylang com preço bem mais em conta do que no Aliexpress. Comprei pelo Wish uma vez e recebi tudo direitinho, em menos de 30 dias.

Eu acabei de chegar em casa com uma vara nova. Dessa vez, como já testei e gostei muito da modalidade, resolvi investir uma grana maior em equipamentos, gastei R$800,00 na vara nova e a chinesinha vai ficar pra caso de emergência, ou quando estiver com algum amigo que quiser aprender eu posso emprestar. Próximo passo será um equipamento #7 ou #8.

Link para o post

Eu compro direto pelo Ali, e sou sempre taxado nas porcarias de menos de US$-10,00, nos valores maiores, à exceção de varas de pesca, nunca fui taxado, e olha que tenho mais de 450 compras.

Link para o post

Pretendo gastar, inicialmente, um valor próximo a R$-600,00 em um conjunto que tenha o básico, pois já tenho vise e andei comprando já alguma coisa com o Thiago da FSB, para fazer alguns sabikis que eu mesmo confecciono, só que os preços iniciais de um conjunto apenas de vara e carretilha já passa e muito este valor aqui no Brasil, e tem mais um detalhe: quase 90% das minhas pescarias ultimamente tem sido no mar, então eu considero este valor um bom investimento inicial para o primeiro material.

Link para o post
6 horas atrás, ThiagoBG disse:

Rapaz, eu comprei um kit #5/6 daqueles chineses (Sougaylang). Nunca tinha pescado de Fly e tô me divertindo muito com esse kitzinho em pesqueiro (tilápias, matrinxãs)... Agora que gostei da brincadeira, vou investir em um conjunto melhor, mas acho que valeu muito a pena pra conhecer a modalidade e ver se eu ia gostar mesmo. Eu ainda tinha um cupom de desconto e o kit completo, já com frete, saiu por R$160,00.

Acho que muita gente deixa de começar no Fly por conta dos preços dos equipamentos... Ainda mais em tempos como o que estamos passando (dólar nas nuvens, pandemia), se eu tivesse que pagar R$800,00 em uma vara, R$500,00 em uma linha, R$300,00 em uma carretilha, etc, certamente eu não teria começado nessa modalidade.

Sim, conseguir pescar, pesca....em lugar limpo onde não se exige distância de arremesso....pra arremessar moscar pequenas, dá. Mas no meu caso, quando precisei pescar em lugar "selvagem" usando cabo de aço, moscas maiores, com vento....sem chance, só stress

Link para o post
2 horas atrás, Fausto disse:

Fez bem em comprar uma linha de qualidade e agora sim tem melhor desempenho no arremesso, mesmo com essa vara que tem menos potência. 

Mantenha a carretilha e o próximo investimento será uma vara de ação rápida. Uma vez que gostou do Fly, então investir melhor no equipamento é o próximo passo. :ok:

Já está comprada! Chegou hoje, uma Echo base média rápida, no "teste" sem linha, se mostrou mais rígida do que a antiga, e tem a vantagem de ter 2.70 contra 2,40. 

Link para o post
1 hora atrás, Saverio disse:

Eu compro direto pelo Ali, e sou sempre taxado nas porcarias de menos de US$-10,00, nos valores maiores, à exceção de varas de pesca, nunca fui taxado, e olha que tenho mais de 450 compras.

Se taxarem compras abaixo de $100, você pode solicitar que revisem. É proibido por lei taxar compras abaixo de $100, destinadas à pessoas físicas.

Como aqui é Brasil e tudo nesse país é uma baderna (pra não dizer outra palavra), existe uma portaria da Receita Federal que tenta determinar $50 e que tanto o remetente quanto o destinatário sejam pessoas físicas, mas essa portaria é ILEGAL, porque contradiz uma lei federal (Decreto-Lei 1.804, de 3 de setembro de 1980), que determina o valor de $100 dólares e apenas o destinatário como pessoa física.

O máximo que pode acontecer é cair aquela taxa de R$15,00 do correios.

• Like 1
Link para o post
38 minutos atrás, Glaucio Silva disse:

Sim, conseguir pescar, pesca....em lugar limpo onde não se exige distância de arremesso....pra arremessar moscar pequenas, dá. Mas no meu caso, quando precisei pescar em lugar "selvagem" usando cabo de aço, moscas maiores, com vento....sem chance, só stress

Ah, sim. Claro que um equipamento desse vai ter suas limitações, mas acho que pra quem nunca pescou de Fly na vida, são boas opções para um primeiro contato, ainda mais considerando que muitos vão em pesqueiros pra aprender e dá pra se divertir bastante com as tilápias. Se a pessoa não gostar da modalidade, pelo menos não gastou um rim em equipamentos. Se gostar, aí investe.

Agora eu comprei uma Xplorer Pro Cast II (https://www.xplorerflyfishing.co.za/product/pro-cast-ii-fly-rods/) e, se me conheço, daqui pra frente é só acabando com os limites dos cartões de crédito. Entro em loja pra comprar uma coisa, saio com 20.

• Like 2
Link para o post
3 horas atrás, ThiagoBG disse:

Ah, sim. Claro que um equipamento desse vai ter suas limitações, mas acho que pra quem nunca pescou de Fly na vida, são boas opções para um primeiro contato, ainda mais considerando que muitos vão em pesqueiros pra aprender e dá pra se divertir bastante com as tilápias. Se a pessoa não gostar da modalidade, pelo menos não gastou um rim em equipamentos. Se gostar, aí investe.

Agora eu comprei uma Xplorer Pro Cast II (https://www.xplorerflyfishing.co.za/product/pro-cast-ii-fly-rods/) e, se me conheço, daqui pra frente é só acabando com os limites dos cartões de crédito. Entro em loja pra comprar uma coisa, saio com 20.

Pesquei com uma dessas Xplorer Pro Cast #6 na Patagônia e foi excelente no desempenho. Vale comentar que pescar na Patagônia é de fato pescar com imitação de insetos e as moscas são bem menores, uma ou outra maior seria imitação de inseto terrestre, mas assim mesmo deu conta do recado com louvor. Atualmente Fly Fishing pra mim é bem tranquilo, já pesei da fase de "arremessar longe", por isso primeiro penso na linha de modo que seja excelente. 

• Like 1
Link para o post