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Service Parts: Manutenção Shimano Lubrificantes - óleos - graxas (AJUDA)


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Vou a realizar a manutenção básica dos equipamentos pela primeira vez, estudei bastante o assunto em vários sites e fóruns, quanto ao procedimentos das partes internas, mas devido as diversidades de produtos ofertados, há muitas dúvidas, que vou tentar ao longo do tempo, responder neste tópico:

 

0) Como usar cada um dos produtos Shimanos abaixo listados em inglês, citando equivalentes renomados como PENN e similares de boa aceitação?

 

1a) A lubrificação correta dos discos de fricção carbontex reduz o efeito de rigidez e enrascado? 

 

1b) A super graxa Lubrificante de Pastilha Freio Firelub Koube, para altíssimas temperaturas pode ser usada para discos carbontex?

 

2) Qual a viscosidade certa do óleo a ser usado nos rolamentos do pinhão e da base do eixo da manivela, de baixo giro e de grande tração?

 

2b) O produto Militec 1 seria indicado ou preciso adiciona-lo ao um óleo sintético de motor de maior viscosidade para uso certo? 

 

3) Uso da graxa/lubrificante seca tipo spray de alta aderência sintética de alta resistência a temperaturas, pressões, fortes pancadas e vibrações poder ser indicada ou não seria viável?

 

4) Uso do Hiper Flush Corretivo Koube é interessante?

 

5) Uso DESENGRAXANTE Mundial Prime  ou Algoo podem ser utilizados?

 

6) DESENGRAXANTE a seco, sem uso de água, seria o indicado, qual o melhor produto?

 

7) Devido ao crescimento do segmento "Bike" no Brasil com a inclusão de centenas de produtos, quais podem ser utilizados no segmento Fishing com ganho?

 

Lista Shimano

.

DG01 - 30 g

Drag washer of felt (general purpose spinning reel).

Casting reel carbon washer.

Friction ring of spinning reel.

Veil sliding part etc.

Use: spinning, casting, bait, electric.

 

DG04 - 30 g

Casting, general electric gears (excluding Tiagra).

Use: Casting, bait, electric, lever drag.

 

DG06 (DG 10) 30 g

General purpose spinning reel gears, worm shafts.

Various handle parts.

Various bearings, ARBs (excluding Tiagra).

Use: spinning, casting, bait, electric.

 

DG07 30 g

To the driving part of the Tiagra, to the bearing.

Use: Lever drag.

 

DG09 30 g

For Tiagra's 2 speed drag disc only.

Use: Lever drag.

 

DG12 30 g

SW spinning reel drag washer.

Use: Spinning.

 

DG13 30 g

SW Spinning reel gear, drive section.

Use: Spinning.

 

DG15 10 g

Connector part of electric reel.

Use: Electric.

 

DG18 4.5 g

Spinning general arm roller.

Use: Spinning.

 

OIL1 4.5 g

Roller clutch section (spinning).

Brake pipe, brake ring part of centrifugal brake (bait reel other than DC).

Spool Shaft (General), Bearing General (General), etc.

Use: spinning, casting, bait, electric, lever drag.

 

OIL2 4.5 g

Worm shaft (general), bearing (general) and so on.

Spool shaft of bait reel.

Anti-corrosion application of appearance parts (caulked part of shaft, etc.)

Use: spinning, casting, bait, electric, lever drag.

 

OIL3 4.5 g

Worm shaft (general), bearing (general) and so on.

Spool shaft of bait reel(Bait Finess Reel).

Anti-corrosion application of appearance parts (caulked part of shaft, etc.)

Use: Bait Finess Reel.

 

 

ace-0.jpg

ace-2.jpg

BANTAM.jpg

BFS OIL.jpg

DG09.jpg

DG15.jpg

DG18.jpg

DG-1.jpg

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Koube hiper flush.png

Limpador E Desengraxante Bike Moto Multi Uso Algoo.png

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Algumas coisas que posso te dizer: 

Eu uso graxa teflonada nos discos de carbono das minhas carretilhas e molinetes e o funcionamento é bem linear.

A Shimano, 80% dos negócios é bicicleta e 20% é material de pesca, então, creio que pode haver uma certa correlação de materiais que possam ser utilizados em ambos os casos.

Eu utilizo óleo de caneta de alta rotação de dentistas para a lubrificação de rolamentos, principalmente nos rolamentos do carretel, pois, quanto mais livre estiver, melhor os arremessos. Existem comentários de que alguns profissionais de alta performance deixam os rolamentos quase a seco para participar de torneios oficiais, não sei até que ponto isso é verdade. Como ele é um óleo extremamente fino, deixaria uma camada que não atrapalha o perfeito funcionamento do rolamento e não deixa excessos que possam vir a acumular resíduos. As canetas de dentista chegam a rodar a até 150.000 RPM's, então, se o óleo aguenta esta rotação e até a autoclavagem, suporta o que vier em uma carretilha ou molinete.

O Militec 1 eu uso até na embreagem da minha moto de trilha, que é dois tempos e é multidisco a banho de óleo. Como ele é um condicionador de metais, nunca deu problemas de patinar pois ele só age nas superfícies metálicas, e só patinaria a embreagem se os discos de fibra estivessem desgastados e ficasse metal contra metal.

 

  • Thanks 1
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Obrigado! Suas informações são muito uteis. 

Este óleo de caneta de alta rotação será utilizado então em rolamentos de fácil acesso, pois o foco será pouca manutenção e mais tempo de uso, não pretendo desmontar tudo, sempre paguei, então, aqui, nas partes internas, preciso de uma graxa, talvez a seca selante e anticorrosiva de alto impacto e temperatura, que me permita usar o equipamento por muito tempo, o colega indicou a graxa teflonada, encontrei para partes de borracha e plástico:  Spray Safe PTFE da Supreme, com ponto de fulgor de 260º especifico para estas peças, abaixo explico, sendo excelente para "marinização" internamente, já que o lítio é inviável por a longo prazo ser corrosivo.   

 

O PTFE é interessante, auto-lubrificante e moderada resistência a impactos, porém, não é recomendado nos rolamentos do pinhão e da base do eixo da manivela onde ocorre os impactos maiores, aqui, a opinião de um técnico ou engenheiro seria interessante, além disso, para os discos de carbontex o ponto de fulgor do PTFE é o comum, abaixo da temperatura da operação dos discos de drag sem arruelas, que chegam aproximadamente de 500ºC a 800º em uma corrida do peixe a 200 metros com uma linha de 10kg, conforme o pescador profissional Kil Song.  De acordo com a DuPont, o ponto de liquefação do PTFE é 327° Celsius, mas suas propriedades mecânicas degradam acima de 260 °C, que seria o ponto de fulgor, a temperatura para que a combustão seja iniciada, também recebe nome de ponto de flash, de qualquer forma, não serve para discos de drag, porque eles vem lubrificados com isto? Não entendo.

Vamos esperar mais opiniões.

 

 

 

 

 

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No quadro anexo, é possível ver alguma possibilidades, é visível o espaço para aplicação do Militec 1 a um óleo sintético viscoso ou multi viscoso (verão e/ou inverno), variando para cada região, óleo tipo SAE e o W significa viscosidade para baixas temperaturas.

 

Quadro Oleos.png

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  • 2 weeks later...

De tudo o que pesquisei, a melhor lubrificação para os discos carbontex, fibra de carbono, é a super graxa lubrificante SINTÉTICA para pastilha de freio Firelub Koube 

 

Descrição


É uma graxa especial para altas temperaturas (suporta acima de 500ºC), formulada com matérias-primas sintéticas, cerâmicas especiais e aditivação de nanotecnologia, o que confere alto desempenho mesmo em condições severas. Possui um alto teor cerâmico, fazendo com que ruídos excessivos sejam amortecidos. Suporta ambientes salinos, prevenindo a oxidação e corrosão de peças. Não afeta borrachas do sistema hidráulico. Resiste a elevadas temperaturas.

https://koube.com.br/produto/firelub-2/

Temperatura aproximada de trabalho inicial 500º para uma corrida de 200m com linha 10kg,  uma configuração leve para o peixe em especifico, com certeza de mar, que exige bastante da drag conforme cita Kil Song, está na minha opinião, perfeita para todas as situações de pesca.

 

Outro produto bastante interessante dessa marca para limpeza de engrenagens é o Motor Hiper Flush Corretivo Koube que tem função de remover e dissolver completamente borras, graxas, vernizes e incrustações que se formam no sistema de lubrificação do motor. COMPOSIÇÃO: Solventes alifáticos, tensoativos iônicos e aniônicos. Não possui solventes clorados e aromáticos.  Após a aplicação, o resultado no motor é semelhante ao original.

 

Ainda na parte da lubrificação, depois da limpeza total a utilização do óleo Motul Fork Oil Factory Line Very Light 2,5w com o condicionador de Metais Graffeno para as partes das engrenagens que sofrem pressão, para engrenagens mais velhas (com alguma folga...) utilizar um óleo mais viscoso como o HIPER LUBRIFICANTE XTREME SOLIFES com o Graffeno, respeitando a proporção, e para as partes internas o uso da Graxa de Alta Aderência HB 1020 HB Automotive para Altas Temperaturas Aerossol, segue descrição:

Se você precisa lubrificar peças que não podem ser lubrificadas com frequência, então o HB 1020 Graxa de Alta Aderência é o ideal para você. Como o próprio nome diz, essa graxa adere eficiência, protegendo a peça por mais tempo.

Essa graxa possui alta performance pois suporta temperaturas entre -35C a 230°C, pressões elevadas, esforço contínuo e vibrações, além de ser resistente também a água salgada, soluções ácidas e alcalinas.
Especificação Técnica:
• Ideal para Peças que não podem ser lubrificadas em intervalos Breves
• Oferece ótima Penetração nas Partes Montadas
• Suporta temperaturas entre -35°C e 230°C
• Resistente a Água Salgada, Soluções Ácidas e Alcalinas
• Resistente a Altas Temperaturas, Pressão, Esforço e Vibrações.

 

Já sobre este produto a seguir, possuo algumas dúvidas ainda, mas com o tempo serão esclarecidas.

CLARUS RemoveGrax Foam Cleaner 15 – Desengraxante em Espuma para Desengraxe a Seco – Aerossol

Espuma de Limpeza Multifuncional Ecológica, Limpa a Seco: Base aquosa em meio de aditivos especiais, que permite limpar qualquer tipo de superfície, mesmo as verticais; sua ação prolongada aumenta a penetração e solubilização das sujidades, a sua baixa tensão superficial exerce em simultâneo 5 funções; penetra, desincrusta, limpa desodoriza e purifica. Aerossol com cheiro fresco pouco perceptível. Incolor, formando uma espuma ativa para limpeza, desengorduramento e desodorização. Não contém agentes abrasivos nem substâncias cáusticas é um produto pronto a ser utilizado, não risca as superfícies, é polivalente e de grande poder de limpeza. Econômico e com: Segurança Operacional. Campo de aplicação: Fácil aplicação, limpeza a seco, eficaz e sem esforço, não deixa resíduo.

Utilizado em vários locais, tais como: indústria agro-alimentar, restaurantes, cozinhas, hotéis, superfícies lisas, porosas, estratificadas, vidros, revestimentos plásticos, superfícies metálicas, inoxidáveis, alumínios, alumínios adonisados, cromados, em geral para todas as superfícies laváveis. Penetra, desincrusta, limpa, purifica e desodoriza todo tipo de sujidades como: hidrossolúveis, sujidades gordas, marcas de dedos, gorduras corporais, resíduos de sabão, disponibilidade de ação instantânea, polivalência de aplicação: mosaicos, juntas de mosaicos, cerâmicas, superfícies vidrada, revestimentos plásticos, móveis e painéis, superfícies pintadas laváveis, tapetes, superfícies em aço inoxidável, superfícies cromadas, máquinas, capota de máquinas na indústria alimentar, motores de automóveis, correntes de motos e bicicletas, sanitários, lavabos, duchas, banheiras, W.C, escritórios, secretarias, interiores de automóveis, interiores de barcos, elementos de cozinhas, vitrines, frigoríficos, mobiliário de restaurantes, etc. Limpeza de lentes em geral (óculos, máquina fotográfica, microscópio, binóculos, etc.) Limpa estofados, vinil, carpetes, tênis, eletrodomésticos, fórmicas e porcelanas. Fácil aplicação, limpeza a seco, eficaz e sem esforço, não deixa resíduos.

Fabricante: CLARUS Technology do Brasil.

 

 

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