Ir para conteúdo

Recommended Posts

Qual tamanho de molinete é o indicado com uma vara de 10lb para iscas artificiais?

Uns dizem que molinete muito pequeno é ruim pra pinchar e molinete muito grande fica desbalanceado. 

Queria opiniões de tamanho tanto da Daiwa e/ou Shimano.

Irei usar linha multi.

É melhor usar carretel raso ou o normal?

Obrigado e feliz ano novo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Ricardo. Tenho usado molinete no tamanho 1000 da Daiwa. Por ser uma vara de baixa libragem provavelmente você não está atrás de peixes grandes portanto não precisa de uma quantidade muito grande de linha. Na minha humilde opinião eu prefiro ir atrás de equipamento que tenha mais equilíbrio em relação ao peso claro levando em consideração os peixes alvo. Feliz ano novo, espero ter ajudado. Forte abraço.

• Thanks 1
Link para o post

A Daiwa na linha LT diminuiu um pouco o tamanho de seus molinetes, do modelo 2000 p baixo vai ficar bom p pinchar dependendo do peixe pretendido. Modelos menores cabem menos linha e tem menos freio.

• Thanks 1
Link para o post

Shimano é muito superior no picho do que Daiwa ...

10 libras mas não disse o tamanho da vara ... isso conta muito tbm ...

mas diria que 1500 ( shimano ) é bem eclética ...

• Thanks 1
Link para o post

Realmente a linha LT da daiwa diminuiu tamanho e peso. Mas também ganhou força. Tenho uma daiwa fuego 3000 e em comparação com os mais antigos ficou muito menor e mais forte.

Link para o post

Ricardo, eu comprei pelo Ali um Kastking Megatron 2000 e coloquei nele 90 metros de YGK PE2 (é o que sobrou de linha que estava no Stradic 5000 após vários cortes e perdas de iscas), combinei ele em uma varinha bem leve e o conjunto ficou muito, mas muito bom mesmo. Se não tiver preconceito quanto ao uso de materiais não muito conhecidos, te garanto que é um equipamento que é fiel ao anunciado, só não garanto o drag que eles falam que tem, mas que são discos de carbono, são mesmo. Mais um detalhe: já uso materiais desta marca a quase dois anos e nunca me deixaram na mão, sempre fazendo par com o Shimano Stradic 5000, e confio nos dois materiais da mesma forma. Como pesco somente com artificiais, este Megatron 2000 eu uso quando quero "descansar" um pouco, com jigs de até 60 gramas.  Segue o link da loja oficial da Kastking.

https://pt.aliexpress.com/item/1005001722414671.html?algo_pvid=0a0ab637-970e-4ec4-94cb-1d16b4f0fd24&algo_expid=0a0ab637-970e-4ec4-94cb-1d16b4f0fd24-5&btsid=0b0a556e16097756113195861e7fce&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

• Thanks 1
Link para o post

Se quiser um Shimano top pico de linha procure por Wanford ou mais caro o Sustain.

• Thanks 1
Link para o post
  • 2 weeks later...

Usou uma vara de 10lb com molinete Shimano Sahara 1000... achei que o conjunto ficou bem balanceado e leve pra pincho, além do mais, é um equipamento de ótimo custo benefício. 

Abs.

Link para o post

Um fator que a gente não pensa, mais pesa numa vara UL e L é o tamanho do "pé" do molinete (mesmo um série 2000) pode ficar grande pro real seat de uma vara para esta finalidade. Por exemplo, uma albatroz speedprime 10lb tem real seat para molinetes com "pé" máximo de 5.5cm (normal para uma série 1000). O 2000 encaixa mas fica com metade da rosca que prende fora do curso do real seat. Já a midgard by nakamura aceita facinho um molinete 2000 até um 2500.

Por isto, se puderem verifique além da libragem se o real seat suporta o molinete que será utilizado sem forçar muito a situação, embora, em meu uso, um 1000 ou 2000 acabam não tendo grande diferença quando o assunto é pincho de IA e drag. Uso um siena 1000 shimano na speedprime e um sahara 2000 na midgard.

Grande abraço a todos!

• Like 1
  • Thanks 1
Link para o post
Em 01/01/2021 at 20:52, Ricardo SK disse:

Qual tamanho de molinete é o indicado com uma vara de 10lb para iscas artificiais?

Uns dizem que molinete muito pequeno é ruim pra pinchar e molinete muito grande fica desbalanceado. 

Queria opiniões de tamanho tanto da Daiwa e/ou Shimano.

Irei usar linha multi.

É melhor usar carretel raso ou o normal?

Obrigado e feliz ano novo.

Ricardo... pra complementar.... o carretel raso facilita bastante, mas não é essencial. Eu tenho o Daiwa Crossfire LT 2000 (raso), o Shimano Sahara 2000 (raso), Shimano Siena 1000 (fundo), Shimano FX 1000 (fundo), Shimano Symetre 2000 (fundo, modelo antigo).... 

Ou seja, acho bom o novo Crossfire da Daiwa, sou fâ do novo Sahara Shimano, mas não deixo meus antigos de lado não. E não deixaria, dependendo do seu plano de investimento em ver as opções que o Saverio indicou. Eu mesmo já trouxe carretilha kastiking que achava "roleta russa" e hoje ela está na linha de frente pra pincho de iscas leves (5 a 6g) pois é uma Finnesse bem feitinha pelo preço.

Antes dos rasos, sempre pesquei com carretel fundo e com multi fininha PE 0.8, até PE 1.0 (uso neles o YGK Upgrade 8x e o Crown 4x)  vai de boa kkkkkkk

Não recomendo linhas muito rústicas (as chinesas 4x do aliexpress) pra este tipo de pescaria de pincho, pois geralmente a bitola não condiz com a realidade. São geralmente muito grossas em relação à embalagem. Mas tirando isto, já usei no pincho também kkkk por exemplo, compro uma PE 0.6 pra usar numa equivalente P.E 0.8 (mas tudo isto é achometro....não tem base nenhuma kkkkk puro achometro de minha parte)

Abs

Grande abraço!

Link para o post