Ir para conteúdo
Pescaki.com - O seu fórum de pesca esportiva.

Recommended Posts

Parece que a febre voltou e com força total......este lugar da foto é na Foz do Rio Angu....a margem direita é o Município de Cantagalo no Estado do Rio de Janeiro e a margem esquerda é no Município de Volta Grande/Estrela Dalva em Minas Gerais.......esta região era a até pouco tempo atrás uma das mais fiscalizadas pela Polícia Florestal de Minas baseada em Leopoldina e Além Paraíba.......mas parece que simplesmente a fiscalização sumiu..... :eek: .......estavam com o maçarico ligado durante todo o tempo em que estivemos por lá.........alguns ribeirinhos disseram que já acharam uma pedra de ouro que valeu mais de R$ 1.000.000,00 ( Hum milhão de reais )......os mergulhadores recebem por dia R$ 1.000,00 ( Hum mil reais )......e os fiscalizadores quanto receberiam ?????.........meus amigos esta foto foi tirada a mais de 300 metros do local.......são três balsas juntas......e o movimento nas balsas é dia e noite segundo os ribeirinhos......e ai ......acabou a fiscalização no Paraiba do Sul ???.......por quanto tempo ainda estaremos sujeito a isto ??

balsasrioparaibadosulrz3.jpg

balsasrioparaibadosulirj1.jpg

O Rio esta cercado.......ninguém passa neste trecho se eles não deixarem......tem corda esticada por tudo quanto é lado pra segurar as balsas.

Não sei se algum membro do Forum faz parte do IBAMA ou coisa que o valha.....mas faço um apelo geral.......por favor.......nos ajudem a interromper esta agressão.....são várias as cidades abaixo deste trecho que fazem captação de água para consumo e a ictiofauna da região com certeza vai ser de novo atingida.......então quem puder ou tiver acesso aos órgãos fiscalizadores ambientais......denuncie mais esta agressão........é um favor que estara fazendo a animais como este abaixo :

douradinhocx1.jpg

:bravo: :bravo:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 57
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Putz se fosse no N do Brasil, vá lá, mas tão pero das autoridades, draga e lavagem, nossaaaaaaaaa, é dificil, não foi por aí que deu um problema recente de um indústria? abs

Esta região de minas é considerada "OS GROTÕES DE MINAS ".......é ZONA DA MATA........pouco fiscalizada........quanto ao problema da industria.......você deve estar falando do despejo de lixivia ( soda caústica ) que houve no Rio Pomba ....proveniente de CATAGUAZES........onde uma antiga fábrica de papel fez um depósito a céu aberto....o Rio Pomba é afluente do Paraíba do Sul.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Silvio,

Primeiramente, antes de tudo, precisa ver se esta gente tem - o que seria absurdo - autorização para isso, estando legalmente constituídos em empresa e, em razão disso não estariam praticando crimes, pelo menos perante a lei. Todavia, ainda que autorizado, inegável é que se trata de crime ambiental e as autorizações devem ser cassadas. Jamais, também, poderiam estar impedindo a passagem de gente embarcada que queira transitar pelo rio, o que constitui cerceamento do direito constitucional de ir e vir.

Portanto, se autorizados, não deixa de ser absurdo. Entretanto se não autorizados, nunca imaginaria que o pessoal fosse tão abusado. Uma coisa é fazer algo tão chamativo no Teles Pires e Peixoto de Azevedo (já presenciei) no meio da mata, onde qualquer acesso é muito mais difícil, chegando a ser uma odisséia, dependendo do ponto, mas coisa totalmente distinta e descabida é encontrar algo do tipo num rio que passa por região totalmente "civilizada", muito provavelmente não mais que alguns pouquíssimos quilômetros de alguma cidade, portanto, muito, mas, muito próximo mesmo dos postos dos órgãos fiscalizadores.

Todavia, as "autoridades" que estão permitindo isso sabem que se for de conhecimento público acaba por complicar-lhes a vida, de maneira que o melhor a fazer é denunciar dizendo que até mesmo no Pescaki, já sabemos de tudo o que aí se passa. Comece pela Promotoria de Meio Ambiente da Comarca onde está acontecendo; depois, pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, passando pelo destacamento de Polícia Ambiental, passando também pela "Linha Verde" do Ibama e, finalmente, convocando os pescadores da região para, em cojunto (nunca sozinho, eh!) denunciarem em algum veículo de informação, de preferência a emissora de maior audiência regional.

A continuar isso, o rio restará muito mais prejudicado do que já vem sendo, pois este tipo de trabalho, não só desconfigurará todo o cauce do rio com a formação de ilhas de cascalho (curimãs, na Amazônia), portanto, trazendo mais assoreamento e desbarrancamento, como também, pelo processo de separação do ouro in loco, altos níveis de contaminação por mercúrio.

A denunciar, Silvio, mas não sozinho, pois esse pessoal pode estar bem "amparado"! :coolio:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amigo esteve no local neste domingo e filmou .......assim que conseguir passar pro meu HD postarei novas imagens....como ele passou pelas balsas......localizou mas duas balsas atrás das três das imagens....e mais uma que estava na numa ilha ainda desarmada.

[]s

Bomediano........enviei denúncia a todos os órgãos possíveis e imagináveis......inclusive as TVs.......incluído ai ao responsável pela Defesa Civil de Cantagalo...o estranho é que a Florestal de Minas que não sai de lá........SUMIU.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem mais jeito.

Temos que tomar o Brasil de volta a Força e no grito.

Tá uma vergonha mesmo.

A moda agora, aqui no RJ é lavar os porões dos navios, no fundo da baía de Guanabara durante a maré cheia. Aí o óleo encosta nas pedras pro lado da ilha do Governador e ninguém percebe que a lama preta agora é de óleo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Denuncie aqui

http://ws.mp.mg.gov.br/pgj/denuncia/denunciaPGJ.htm

Este aqui quer saber até a cor da cueca da gente.....mandei........mas não levo fé não.

aqui

https://www.policiamilitar.mg.gov.br/_pmmg.htm

Este ai nem mandei.......não tem o fale CONOSCO.....além do que a FLORESTAL esta vinculada ao mesmo COMANDO.... :coolio: :coolio:

e aqui

http://www.feam.br/index.php?option=com_co...&Itemid=163

Mandei a este ......parece o mais confiável......... :assobiando: :assobiando:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenha a menor dúvida de que muitos elos da fiscalização estão sendo devidamente azeitado$ :bravo: . É revoltante. O poder do dinheiro fácil é fantástico. Assim que tirarem o que querem, deixarão uma lembrança duradoura no meio ambiente. :bravo:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficamos sabendo que a Florestal de Minas está " programando " uma visita para amanhã.....devidamente divulgada e endereçada.......se é que me entendem.......

Um camarada que nos atendeu na FEEMA nos disse com todas letras : " Minerador de ouro é a pior raça que existe sobre a face da terra, simplesmente pra eles, não existe MEIO AMBIENTE ".

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

Me desculpe Silvio, sabemos que podem existir desvio de conduta de pessoas, porém a Polícia Militar de Minas Gerais como instituição é das mais respeitadas do País. A Polícia Ambiental(antiga florestal), unidade pertencente à PMMG, até onde eu conheço, tem atuado com responsabilidade nas questões ambientais. Já tive problemas com pesca predatória nas proximidades de propriedade de minha família, os endereços que lhe passei com exceção da FEAM, foram os que usei e pode ter certeza, os resultados foram altamente positivos. Uma boa opção também é contactar com o Comitê da Bacia Hidrográfica da área em questão, vou pesquisar e depois lhe passo a informação.

AH! É bom lembrar, as autoridades de Minas só podem atuar na margem esquerda, neste caso o ideal seria uma operação conjunta MG/RJ.

Um abraço!

:simsim::simsim::simsim:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há o que desculpar Normando......você vai concordar comigo que toda regra há exceção....e neste caso a exceção se confirmou.....solicitamos a um amigo nosso pescador e investigador da Polícia Civil do Estado do Rio que entrasse em contato com a unidade da Florestal de Minas baseada na cidade de Além Paraíba .......feito o contato , nosso amigo recebeu a informação de que o proprietário da balsa teria lhe encaminhado uma licença para pesquisa , que abrangeria da Foz do Rio Angú até a Foz do Rio Pomba já totalmente dentro do Estado do Rio........ora ora , é de conhecimento de qualquer ribeirinho que a lavra de ouro no Rio Paraíba do Sul é PROIBIDA por lei, e um dos motivos é que várias cidades fazem captação da água do Paraíba para consumo humano.....o que nos leva a achar que a tal licença na verdade era para exploração de areia e foi devidamente desviada dos seus fins com a cumplicidade da Florestal de Minas, já que após a instalação das balsas a Florestal simplesmente SUMIU da área.......portanto não há que se desculpar.....gostaríamos sinceramente que não houvesse exceção......mas infelizmente não é o que vem ocorrendo nos órgãos fiscalizadores ambientais de Minas Gerais.......pelo menos no que se refere a fronteira com o Estado do Rio de Janeiro.......outros exemplos são flagrantes mas deixaremos para abordá-los em outras oportunidades já que o nosso foco está concentrado em interromper a lavra AUTORIZADA pela Policía Florestal de Minas Gerais.

:bravo:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

Silvio, há um erro grosseiro nesta informação. A Polícia Ambiental NÂO tem competência legal para autorizar qualquer intervenção, projetos ou atividades que envolvam o meio ambiente. A função da Policia Ambiental é de fiscalização, apenas isso, e restrita ao território de Minas Gerais. No caso de pesquisa ou lavra que envolvam recursos minerais como ouro, areia, argila etc, a competência para autorização é do DNPM(Departamento Nacional de Produção Mineral). Além do projeto técnico em sí, também faz parte do processo a autorização municipal, ou seja, o município onde se instala a atividade concede ao empreendedor um alvará de funcionamento além de uma declaração de que o empreendimento está de acordo com as leis do município. Alem disso, como se trata de atividade potencialmente poluidora, há de se observar(no caso de MG) a Deliberação Normativa COPAM 074/04, independente da autorização de lavra ou pesquisa. Neste caso se a atividade envolve recursos hídricos, é necessário cadastro no IGAM, se envolve área de preservação permanente(APP), existe um processo específico do IEF. Um processo de autorização de lavra, por mais simples que seja, leva em torno de um ano. A denúncia que o sr faz, em relação ao desvio de licença de atividade devidamente autorizada pela Polícia Ambiental é extremamente grave pois caracteriza não só crime ambiental, como improbidade administrativa além de outras infrações gravíssimas. Se o senhor tem certeza absoluta do que relatou, aconselho com urgência protocolar uma denúncia junto ao promotor de justiça da comarca da área em questão. Se não, procure maiores informações nas Prefeituras onde se localiza o empreendimento e também

no DNPM

http://www.dnpm.gov.br/default.asp

No escritório do IEF que atende o município de Volta Grande MG

http://www2.ief.mg.gov.br/servicos/jurisdi...=VOLTA%20GRANDE

na Secretaria Estadual de Meio Ambiente

http://www.semad.mg.gov.br/index.php?optio...7&Itemid=48

A unidade da Policia Ambiental de Além Paraiba está vinculada à 4 Companhia Florestal de Juiz de Fora

tel (032) 32225151

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já estamos em contato com a Promotoria de Justiça de Além Paraíba.

Não há erro de informação.........ainda mais grosseiro......a própria Polícia Florestal de Minas Gerais regional de Além Paraíba foi quem informou ao nosso amigo Inspetor de Polícia que haviam recebido uma solicitação de licença de pesquisa de um dos proprietários da balsa.......por favor não desvirtue o que foi anteriormente afirmado com todas as letras.....fácil é deduzir que alguém ali se julgou no direito de , passando por cima da verdadeira autoridade legal para tanto, autorizar que a dita balsa efetuasse o que bem lhe aprouvesse . Ninguém melhor que a própria Polícia Florestal para saber quem tem autoridade para autorizar tal ato, e ainda assim o fez direto ao infrator o que nos leva, a mais uma vez, deduzir que a má fé se instalou senão em todo, pelo menos em parte daquele organismo policial, o que não é novidade em se tratando de meio ambiente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

De maneira alguma estou tentando desvirtuar suas colocações. Muito antes pelo contrário, apenas estou lhe repassando as informações que talvez possa ajudar o sr na resolução do problema. E veja bem, não passo estas informações como palpiteiro, sou funcionário público e estão sob minha coordenação todos os procedimentos que visam questões ambientais de meu município, o encaminhamento das questões aos orgãos competentes, o relacionamento externo com empreendedores autoridades e orgãos afetos ao meio ambiente, a coordenação de processos ambientais de interesse do município, tudo isso é de minha responsabilidade.O acompanhamento dos convênios do município com IEF, EMATER, POLICIA MILITAR e demais orgãos ambientais também estão sob minha responsabilidade. Sou membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga, da Câmara Técnica do Programa de Controle de Enchentes, Coordenador da Defesa Civil, Técnico em Agropecuária com 33 anos de experiência de campo. Quando digo erro grosseiro, digo que a informação está errada, independente de onde ela partiu, digo isso não como forma de crítica mas no sentido de se apurar melhor e podermos achar uma solução. Vou continuar procurando mais informações, se o Sr. achar viável terei o maior prazer em repassá-las do contrário basta se manisfestar que dou o assunto por encerrado. Entenda, minha posição é de apenas ajudar, embora não possa oferecer muito mas dentro daquele espírito que norteia nossa comunidade do forum. Somente por isso me manisfestei, se for para causar polêmica tou fora!

Para facilitar, a autorização para pesquisa e ou lavra é concedida apenas a pessoa jurídica, encontrando o CNPJ facilita mais buscar informação.

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normando.......toda e qualquer ajuda/informação será sempre bem vinda......não só de você como de qualquer outra pessoa que queira e possa ajudar, e sei que sua intenção é de ajudar, me desculpe se por qualquer motivo te ofendi ou não fui bem claro.

O pessoal da Polícia Florestal ( de Além Paraiba/MG ) nos confirmou hoje que a licença foi autorizada pelo DNPM de Belo Horizonte.

Agora veja bem, existe uma Lei ( estou procurando ) que proibe a Mineração de Ouro no Paraiba do Sul, e este Rio fornece água a diversas cidades em seu percurso, não dá pra entender e aceitar que um órgão de tamanha responsabilidade como o DNPM autorize o que estão fazendo no Paraíba do Sul.

Ano de eleição..............é FFFFFFFFFFFFFFFFFF!!!!!!!!!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Veja se consegue pra mim as coordenadas geográficas do empreendimento, assim fica mais fácil nós pesquisarmos.

Pelo Google Maps................-21.805998, -42.509494.........Foz do Rio Angú

mapadafozdorioangvh5.jpg

[]s

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando

Esse negócio de mineração é complicado....... Você sabia que um terceiro pode requerer e obter um alvará de pesquisa em suas terras à sua revelia? Coisas da constituição, né! bem, com as coordenadas vamos tentar descobrir se a empresa obteve alvará de pesquisa ou permissão de lavra garimpeira, no site do DNPM é demorado mas dá prá conseguir. Outra coisa, como se trata de autarquia federal a autorização é concedida pelo diretor geral em Brasília com publicação no DOU, as representações estaduais apenas recebem os processos. O alvará de pesquisa ou lavra apenas autoriza a atividade e não dá nenhum direito de poluir ou seja, não dispensa o empreendedor de observar a legislação ambiental. Se estiverem usando mercúrio, é crime ambiental de natureza gravíssima, podendo até as autoridades municipais a jusante e munidos de documentação comprobatória, interditar os sistemas de abastecimento de água, decretar situação de emergência ou até calamidade pública. Quando se trata de recursos hídricos, a constituição não autorgou aos municípios legislarem sobre a questão, ficando na esfera federal e supletivamente com os estados estabelecer as regras. Em rios de fronteira os orgãos ambientais de cada estado cuidam de seu lado. O município pode legislar sobre o uso e ocupação do solo, isso inclui mineração em todas as suas fases:lavra, transporte, processamento, armazenamento(isto faz parte do plano diretor de cada município). Havendo flagrante desrespeito à legislação ambiental, o caminho é fazer uma representação ao ministério público da comarca onde está ocorrendo o evento, relatando de forma fiel todos os problemas, qualquer cidadão pode e tem o dever de notificar as autoridades para que as providências sejam tomadas. de posse disso o promotor como curador do meio ambiente vai requisitar de todos os orgãos envolvidos as informações necessárias. O resultado disso pode ser um TAC(Termo de Ajustamento de Conduta), onde todos os envolvidos se comprometem a tomar as devidas providências para regularizar a atividade ou mesmo uma Ação Civil Pública para apuração de responsabilidade e penalização dos infratores. Havendo evidências de crime ambiental, pode-se solicitar da autoridade policial local(não precisa ser florestal) que faça o Boletim de Ocorrencia (é obrigação deles informar ao promotor, mas se não encaminharem quem solicitou o BO, tira a cópia e ele mesmo encaminha ao Ministério Público). Se a autoridade policial, se recusar a fazer o BO, qualquer funcionário público com conhecimento da área pode fazer um relatório e encaminhar às autoridades.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Moro em região com muita exploração de pedra decorativas....as famosas "Pedras Miracema " que de Miracema não tem nada, tem de Pádua que é o maior produtor........e aqui aconteceu muito disso......quem tinha pedra em sua propriedade e não registrou....dançou......ocorreu de gente do Rio Grande do Sul ter registro de pedreiras por aqui....o que ocorre é o seguinte.....a propriedade da terra não se confunde com a propriedade ou o direito de explorar o minério que ocorra na propriedade.

Estamos tentando salvar uma filmagem que um amigo fez dos maçaricos em ação.

[]s

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normando......foi pra mão da CICCA.........é a junção da FEEMA,IEF,DRM, Secretaria de Meio Ambiente e etcetcetc, são os mesmos caras daquela reportagem de Rio das Flores.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No link abaixo reportagem do Jornal O DIA de segunda feira, com toda certeza o BANDO é grande :

http://odiadigital.terra.com.br/flip.php?idEdicao=1185

Por enquanto a fiscalização não chegou no local, denunciado por nós.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normando......mais uma balsa......é brincadeira.......só pode ser por causa da eleição.....

balsa2maex5.jpg

Pra ficar fácil de entender

No Mapa a marca em vermelho é onde esta a nova balsa.......as coordenadas mudam muito pouco.....são mais 200/300 metros rio abaixo...

mapadafozdorioangxq8.jpg

Até quando ????.........será que só depois da eleição........

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Normando
Normando......mais uma balsa......é brincadeira.......só pode ser por causa da eleição.....

balsa2maex5.jpg

Pra ficar fácil de entender

No Mapa a marca em vermelho é onde esta a nova balsa.......as coordenadas mudam muito pouco.....são mais 200/300 metros rio abaixo...

mapadafozdorioangxq8.jpg

Até quando ????.........será que só depois da eleição........

Silvio, tô copiando as fotos e também reforçando a denúncia, quem sabe pode ajudar? Vai firme companheiro, o mais importante numa hora destas é a pressão popular!

Ah! Só para me situar, este ponto está em MG ou RJ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


www.petsEXPERT.pt
×
×
  • Criar Novo...