Ir para conteúdo

Recommended Posts

Boa tarde, meus amigos.

Como estão acompanhando, recentemente venho fazendo minhas pescarias em água salgada, na maioria do tempo.

Entretanto, surgiram algumas dúvidas acerca da modalidade.

Percebo que não consigo trabalhar sticks corretamente usando molinetes (acredito que seja falta de prática), e também a precisão do arremesso é bem diferente em relação à carretilha.

Comprei um molinete básico para ver se me acostumava com esse tipo de pescaria, e acredito que melhorei alguns pontos (treinando bastante na piscina aqui de casa :heh:), e gostaria de partir para um molinete um pouco mais sofisticado, que aguente um pouco melhor o baque da água salgada.

Vi algumas postagens aqui no fórum acerca de alguns molinetes consagrados e gostaria de ouvir algumas opiniões acerca dos mesmos.

Estou cogitando molinetes de até 500 reais e alguns me chamaram mais atenção:

Daisen Midori

Daiwa Revros

Shimano Sienna

Daiwa StrikeForce

MS Venator

A pescaria é bem variada, uso tanto plugs, quanto Jigs e Softs, por isso prefiro optar por um molinete nessa ocasião.

Abraços a todos e desde já agradeço!

• Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 57
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Minha opinião ... Molinete sofisticado e agua salgada não combinam ... a não ser que parta pra molinetes acima dos 2k ... Use o bom e velho Ryobi Aplause ( ou similar ) ...  conselho de quem

Vinicius .... se é do seu desejo .... sim ... mas dando minha opinião de usuário frequente no sal .... eu jamais compraria molinetes nessa faixa pra por no sal ... não aguentam ... pintura corrói

Boa tarde, meus amigos. Como estão acompanhando, recentemente venho fazendo minhas pescarias em água salgada, na maioria do tempo. Entretanto, surgiram algumas dúvidas acerca da modalidade.

Posted Images

Minha opinião ...

Molinete sofisticado e agua salgada não combinam ... a não ser que parta pra molinetes acima dos 2k ...

Use o bom e velho Ryobi Aplause ( ou similar ) ...  conselho de quem já usou de tudo ...

• Like 2
Link para o post
56 minutos atrás, Armando Ito disse:

Minha opinião ...

Molinete sofisticado e agua salgada não combinam ... a não ser que parta pra molinetes acima dos 2k ...

Use o bom e velho Ryobi Aplause ( ou similar ) ...  conselho de quem já usou de tudo ...

Valeu, Ito.

Então caso optasse por algo mais sofisticado, seria de um Stradic pra cima?

Link para o post

Vinicius .... se é do seu desejo .... sim ... mas dando minha opinião de usuário frequente no sal ....

eu jamais compraria molinetes nessa faixa pra por no sal ... não aguentam ... pintura corrói , rolamento enferruja , disco gruda , carretel oxida , etc , etc ...

depois que passei a utilizar Ryobi ( Zauber , Aplause , Spirit ) .... jamais tive problemas .... maquinário simples sem frescura nenhuma ...

agora ... se for utilizar esporadicamente ... aí pode pegar até as Venator ...

molinetes acima dos 2k só pegaria pra jigar  ( aí a coisa muda de figura ) ....

• Like 2
Link para o post

Armando e Vinicius, boa tarde. Desculpem-me por pegar carona no tópico, mas estou à caça de um Ryobi 2000. Estava justamente pesquisando aqui no Pescaki sobre  sugestões de molinetes marinizados quando esbarrei no tópico...

NÃO ACHO mais à venda no Brasil. Tenho 4 Zaubers 4000 e um Applause 3000 há mais de 15 anos,e NUNCA me deram problemas (só pesco em água salgada). Resolvi correr atras de um Zauber (ou mesmo um Applause) 2000, mas cadê que acho pra comprar?  Só no estrangeiro, em sites europeus (preços em EURO) e na Ásia.. Aí dá medo de comprar e morrer numa grana de frete e alfândega.

Ito, vc sabe de algum lugar onde se possa achar um Zauber?

Abração aos dois. 

Link para o post
12 horas atrás, Armando Ito disse:

Vinicius .... se é do seu desejo .... sim ... mas dando minha opinião de usuário frequente no sal ....

eu jamais compraria molinetes nessa faixa pra por no sal ... não aguentam ... pintura corrói , rolamento enferruja , disco gruda , carretel oxida , etc , etc ...

depois que passei a utilizar Ryobi ( Zauber , Aplause , Spirit ) .... jamais tive problemas .... maquinário simples sem frescura nenhuma ...

agora ... se for utilizar esporadicamente ... aí pode pegar até as Venator ...

molinetes acima dos 2k só pegaria pra jigar  ( aí a coisa muda de figura ) ....

Entendi...

Então eu vou continuar usando o maruri por aqui mesmo. Vou pegar um revros pra ir no mangue somente. Quando eu era mais novo perdi muitos molinetes com a água salgada. Por isso a preocupação.

Em dezembro meu melhor amigo volta do Japão e vai trazer algumas coisas pra mim hehe.

Enquanto isso fico no básico mesmo.

Muito obrigado!

Link para o post
49 minutos atrás, Amadeu disse:

Armando e Vinicius, boa tarde. Desculpem-me por pegar carona no tópico, mas estou à caça de um Ryobi 2000. Estava justamente pesquisando aqui no Pescaki sobre  sugestões de molinetes marinizados quando esbarrei no tópico...

NÃO ACHO mais à venda no Brasil. Tenho 4 Zaubers 4000 e um Applause 3000 há mais de 15 anos,e NUNCA me deram problemas (só pesco em água salgada). Resolvi correr atras de um Zauber (ou mesmo um Applause) 2000, mas cadê que acho pra comprar?  Só no estrangeiro, em sites europeus (preços em EURO) e na Ásia.. Aí dá medo de comprar e morrer numa grana de frete e alfândega.

Ito, vc sabe de algum lugar onde se possa achar um Zauber?

Abração aos dois. 

Cara, Ryobi é praticamente impossivel de achar aqui. Também procurei e não achei nada...

Link para o post
16 minutos atrás, Vinicius Sotello disse:

Cara, Ryobi é praticamente impossivel de achar aqui. Também procurei e não achei nada...

13 minutos atrás, Vinicius Sotello disse:

Olha, VInícius, se o teu amigo que vai ao Japão encontrar um ZAUBER à venda por lá, pode pedir a ele para  trazer um  pra vc sem susto.  Além de ser duradouro, o embobinamento da linha é ótimo. NAO dá cabeleira nem a pau, a linha assenta certinha no carretel..  Abraços!

Link para o post
31 minutos atrás, Amadeu disse:

Olha, VInícius, se o teu amigo que vai ao Japão encontrar um ZAUBER à venda por lá, pode pedir a ele para  trazer um  pra vc sem susto.  Além de ser duradouro, o embobinamento da linha é ótimo. NAO dá cabeleira nem a pau, a linha assenta certinha no carretel..  Abraços!

Então, ele mora lá desde 2019, foi passar uns anos trabalhando lá. (Ele nasceu lá e veio pra ca em 2004).

Mas não se adaptou e agora está voltando.

Ele mora na provincia de Fukui, na frente de um arrozal onde pescam namazu. ( é outra vida kkkkkkk )

Tô guardando uma porcentagem todo mês pra pedir pra ele trazer em equipamentos quando voltar... Shimano e Daiwa lá, mesmo com o preço atual das coisas, ainda sai praticamente metade do preço.

Link para o post
7 horas atrás, Amadeu disse:

, mas estou à caça de um Ryobi 2000. Estava justamente pesquisando aqui no Pescaki sobre  sugestões de molinetes marinizados quando esbarrei no tópico...

NÃO ACHO mais à venda no Brasil. Tenho 4 Zaubers 4000 e um Applause 3000 há mais de 15 anos,e NUNCA me deram problemas (só pesco em água salgada). Resolvi correr atras de um Zauber (ou mesmo um Applause) 2000, mas cadê que acho pra comprar?

Zauber e Applause ( ou smilares ) vc encontra no Aliexpress ...

conselho: ... não pegue o 2000 pq o drag dele é fraco ... pegue o 3000 pq tem o mesmo drag do 4000 com um carretel menor ...

e se puder pegue o Zauber pq o guia dele é rosca sem fim ( igual os Stellas ) .... o Applause é por guia oscilante ...

Link para o post

Valeu..

Mas esse Aliexpress, pelo que vi, ainda tem de pagar imposto de importação, né? 

E estou atrás de um molinete tipo 2000 para brincar com peixes menores... Tenho algumas varinhas de 8 e 10 lbs pra correr atrás de xareuzinhos olhudos, guaiviras, e ubaraninhas aqui na Baía de Sepetiba. Ou xareuzinhos na orla Bardot, ali em Búzios durante as férias.  Se entrar algum bitelo, aí é ter paciência.. 

Como a maioria do pessoal, quando comecei a pescar embarcado, há uns 20 anos, equivocadamente comprei equipamentos pesados.. Varas de 50 lbs, 25 lbs. Sem noção da realidade, né.. Ainda me lembro de ficar admirando um daqueles caniços com roldanas (só mais tarde descobri que são usados para pesca de atum), é mole? Quase comprei.   

Na época, ainda não existia Pescaki pra gente pedir conselhos... Quando se começa, a gente pensa que em todas as pescarias vai embarcar um xaréu amarelo de 15kg :weirdsmiley: 

Uma vez, lembro até hoje, fisguei um bonito de 1,5-2kg kg no corrico, em Arraial do Cabo, usando a vara de 50lb.  Parecia que eu estava puxando uma mosca com um cabo de vassoura. Não deu a menor emoção.

Com o tempo. a gente começa a ver que gostoso mesmo é usar equipamento leve para dar aquela emoção ao ferrar esses peixinhos na faixa de 500g a 2  kg, que, em 99% dos casos, é o que se fisga  ali em Sepetiba e em todos os outros lugares onde eu costumo pescar. 

Espero que essa vacina chegue logo. Pela minha fixa etária, acho que em abril eu tomo a agulhada. Estou sem pescar na beira da praia desde 13/03/2020.. :frusty:   E embarcado desde 01/02/2020... Doido pra dar uns pinchos..

ABS cariocas! Sempre bom falar c vcs!

• Like 1
Link para o post
13 horas atrás, Armando Ito disse:

Zauber e Applause ( ou smilares ) vc encontra no Aliexpress ...

conselho: ... não pegue o 2000 pq o drag dele é fraco ... pegue o 3000 pq tem o mesmo drag do 4000 com um carretel menor ...

e se puder pegue o Zauber pq o guia dele é rosca sem fim ( igual os Stellas ) .... o Applause é por guia oscilante ...

Em tempo:  Ito, me explica a diferença sobre esse guia oscilante e guia de rosca sem fim.  Fiquei curioso!

Link para o post
5 horas atrás, Amadeu disse:

Valeu..

A possibilidade de ser taxado no Brasil é em torno de 5% (1x20) dependendo da "sorte" pelas minhas pesquisas.

Sempre busque os fretes do Aliexpress Direct ou Aliexpress Standart, outros se perdem pelo caminho, a opção E-Packet não tem mais.

Nunca fui taxado ainda, xiiiiii

Link para o post

Eu fui taxado! Comprei uma carretilha duas velocidades para corrico e os chinas doidos colocara o valor na nota como sendo $-1,00! A Receita em São Paulo sobretaxou em mais $-89,00, então paguei sobre $-90,00, o que deu R$-300,45, mais os R$-15,00 dos correios, paguei R$-315,45. Até que me dei bem, pois havia pago $-207,80 na carretilha com o frete. Digamos que livrei a cerveja da pescaria e ainda sobrou mais um pouco!

Link para o post
5 horas atrás, Amadeu disse:

Em tempo:  Ito, me explica a diferença sobre esse guia oscilante e guia de rosca sem fim.  Fiquei curioso.

Sistema eixosemfim:

differenze.jpg

Sistema quadrante c mancal:

oscila.jpg

A vantagem do eixosemfim é deixar a linha mais justa e uniforme no carretel melhorando os arremessos, se Vc for exigente.

• Like 1
Link para o post
9 minutos atrás, Saverio disse:

Eu fui taxado! Comprei uma carretilha duas velocidades para corrico e os chinas doidos colocara o valor na nota como sendo $-1,00! A Receita em São Paulo sobretaxou em mais $-89,00, então paguei sobre $-90,00, o que deu R$-300,45, mais os R$-15,00 dos correios, paguei R$-315,45. Até que me dei bem, pois havia pago $-207,80 na carretilha com o frete. Digamos que livrei a cerveja da pescaria e ainda sobrou mais um pouco!

Problema é não saber qto o vendedor vai declarar na nota, devendo ficar pouco abaixo de us$50,00.

Valor muito baixo a receita desconfia e cobra a diferença imaginada por eles + uma boa multa + 15,00 dos Correios.

Link para o post

Fala Vinícius, tudo bem?

Desta lista que vc. colocou eu tenho 2 (dois):

Daiwa Revros

Shimano Sienna

E similares aos dois uso também:

Daiwa Crossfire LT e o Shimano Sahara 

Todos tamanho entre 1000 e 2000. 

Uso no pincho de mangue e de costeira para pequenos jigs e plugs pequenos.

Se cuidar bem, vão fazer "bodas" com vc. kkkkkkkk

Revros (5 anos)

Sienna (4 anos)

Sahara (2 anos)

Crossfire (1 ano)

Em conjunto com um sienna modelo mais antigo tamanho 2500 e um 4000.

Tem de lavar, lubrificar, de vez em quando mandar desmontar e limpar.....

Vale a pena.

Grande abraço!

Link para o post

Por isso mesmo é que me dei bem. Geralmente eles colocam um valor de $-30,00. Uma vara que comprei foi colocado o valor de $-30,00 mas a Receita arbitrou um valor de $-100,00, mesmo assim valeu pagar $-60,00 de taxas.

Link para o post
36 minutos atrás, Tanikawa disse:

Fala Vinícius, tudo bem?

Desta lista que vc. colocou eu tenho 2 (dois):

Daiwa Revros

Shimano Sienna

E similares aos dois uso também:

Daiwa Crossfire LT e o Shimano Sahara 

Todos tamanho entre 1000 e 2000. 

Uso no pincho de mangue e de costeira para pequenos jigs e plugs pequenos.

Se cuidar bem, vão fazer "bodas" com vc. kkkkkkkk

Revros (5 anos)

Sienna (4 anos)

Sahara (2 anos)

Crossfire (1 ano)

Em conjunto com um sienna modelo mais antigo tamanho 2500 e um 4000.

Tem de lavar, lubrificar, de vez em quando mandar desmontar e limpar.....

Vale a pena.

Grande abraço!

Poxa, bom saber que são duráveis!

Você já usou a vara Revros? Estava pensando em pegá-la num conjunto com o molinete de mesmo modelo.

Vejo que a vara vem no tamanho de 1.83 e 1.98. Será que consigo pinchar com a de 1.98? (Tenho 1,95 de altura, por isso a intenção em pegar vara mais comprida), ou fico na 1,83 mesmo?

A pescaria seria naquele esquema: desembarcado na costeira, arremessando numa media de 30 metros de distância.

Abração!

Link para o post
55 minutos atrás, Saverio disse:

Pedi uma Kastking do Ali, mas ainda nao chegou no Brasil.

Meu amigo que mora no JP disse que chega em 2 dias as coisas do Ali, na casa dele.

Conforme for, peço pra ele trazer no fim do ano pra mim, quando voltar. Acho que é mais seguro de não ser taxado.

Link para o post

Como já postei em outro tópico, tenho um Kastking Kodiak 4000 que uso sempre junto com um Stradic 5000 já fazem mais de dois anos e nenhum dos dois me deu manutenção além de lavar depois das pescarias e passar um óleo fino nos rolamentos do knob e do guia linha. Agora comprei também um Kodiak 5000 para ir sempre dar uma salgada. Pelo menos os Kodiak eu posso dizer que aguentam o tranco e valem o valor que foi pago, creio que por volta de R$-450,00 cada.

Link para o post
Em 29/03/2021 at 08:53, Amadeu disse:

na maioria das veses não ... mas vai da sorte ... ou azar ... rsrsrrs

Link para o post
Em 29/03/2021 at 09:17, Amadeu disse:

Em tempo:  Ito, me explica a diferença sobre esse guia oscilante e guia de rosca sem fim.  Fiquei curioso!

o Fernando explicou direitinho .... sem fim é bem melhor ...

Link para o post