Ir para conteúdo

Dica de material para corrico oceânico

SerginhoAngra

Recommended Posts

Olá pessoal, todos bem? Espero que sim!

Gostaria de uma ajuda dos amigos aqui.

Eu tenho levado barcos do Rio de Janeiro para o nordeste com alguma frequência e gostaria de uma ajuda sobre qual equipamento usar para corrico oceânico nas condições que eu vou usar.

Eu levo veleiros, então a manobrabilidade é reduzida, nem sempre posso reduzir a velocidade no momento da briga com o peixe (momento do strike e alguns minutos depois) velocidade média da embarcação fica em torno dos 7 nós podendo ir a 12 nós no máximo. Na última viagem perdemos um Marlin Azul de mais de 100kgs devido a essa condição da embarcação, estávamos muito rápido e não deu tempo nem de folgar o drag, o conjunto era uma carretilha penn squall 30 lever wind, linha multifilamento 80lbs, leader 90lbs e vara 60lbs(equipamento era do barco). 

No momento estou com uma vara de 30lbs com uma carretilha daiwa sealine 600h abastecida com linha multifilamento 80lbs e top shot de 90lbs. Somando as duas linhas da uns 400m.

Eu gostaria de adquirir um outro conjunto que possa me atender melhor e que tenha um bom custo benefício, eu gosto de esportividade, mas esse equipamento seria um meio termo pois ele vai garantir alguns kgs a mais de proteína durante essas viagens. Quem puder ajudar, fico muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive olhando no fórum aqui e pensei em trocar a linha da carretilha daiwa sealine do meu equipamento, segue abaixo um print com uma estimativa de da quantidade de linha(acho que me daria um tempo melhor para tentar manobrar o barco em algumas situações. 

Screenshot_20210929-225025_CalcLine.jpg

Link para o comentário

Linha multifilamento 30lbs 0,25mm e monofilamento nylon 0,50mm 33lbs.

O que acham? Será que é muita linha? Lembrando que não consigo parar o barco com facilidade (navegando a vela).

O foco da pescaria é complementar a alimentação a bordo durante grandes travessias, peixes alvo são os dourados, atuns, bonitos, cavalas, sororocas e peixes de bico, todos menores de 20kgs. Caso entre peixes maiores serão liberados pois não teríamos como manter em condições de consumo. Aí nesse caso seria pela esportividade mesmo até para um momento de descontração a bordo, já que ficamos muitos dias no mar só navegando. 

Editado por SerginhoAngra
Acrescentar contexto
Link para o comentário

Serginho, eu já fui um pouquinho (pouquinho???) mais ignorante e comprei logo um material para garantir que eu traga o peixe até o barco, já que a idéia é embarcar somente o que seja permitido e que eu possa consumir em pouco tempo, o resto é ter o prazer maior de soltar vivo no lindo mar azul. Vou sempre pescar em mar aberto com barcos até 32 pés, então, podem até achar que é ignorância usar material deste porte. Comprei estes materiais no Ali. O maior problema teu deve ser que na viagem de ida você vai de barco e na volta vem de avião, aí complica trazer materiais de pesca muito volumosos ou pesados. Na carretilha vou colocar meio quilo de mono mesmo, diãmetro 0,80, aí coloco uns 50 a 100 metros de shock leader a mais, só para garantir.

https://pt.aliexpress.com/item/33025412435.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90a8Wyxgp

Comprei a com cabo L

https://pt.aliexpress.com/item/1005001792769058.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90addpS6u

Peguei a DG50II

Mas tenho um material um pouquinho mais leve também, mas é tudo de marcas ditas "não conceituadas" no mercado da pesca, mas é o que o dinheiro permite, e o que importa é ir pescar.

Outra coisa: qual tipo de isca você costuma usar no corrico? Você sabe muito bem que o que mais interessa para outro pescador não é o material que ele usa, mas sim qual isca ele usa para pegar os peixes!

• Thanks 1
Link para o comentário

1 hora atrás, Saverio disse:

Serginho, eu já fui um pouquinho (pouquinho???) mais ignorante e comprei logo um material para garantir que eu traga o peixe até o barco, já que a idéia é embarcar somente o que seja permitido e que eu possa consumir em pouco tempo, o resto é ter o prazer maior de soltar vivo no lindo mar azul. Vou sempre pescar em mar aberto com barcos até 32 pés, então, podem até achar que é ignorância usar material deste porte. Comprei estes materiais no Ali. O maior problema teu deve ser que na viagem de ida você vai de barco e na volta vem de avião, aí complica trazer materiais de pesca muito volumosos ou pesados. Na carretilha vou colocar meio quilo de mono mesmo, diãmetro 0,80, aí coloco uns 50 a 100 metros de shock leader a mais, só para garantir.

https://pt.aliexpress.com/item/33025412435.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90a8Wyxgp

Comprei a com cabo L

https://pt.aliexpress.com/item/1005001792769058.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90addpS6u

Peguei a DG50II

Mas tenho um material um pouquinho mais leve também, mas é tudo de marcas ditas "não conceituadas" no mercado da pesca, mas é o que o dinheiro permite, e o que importa é ir pescar.

Outra coisa: qual tipo de isca você costuma usar no corrico? Você sabe muito bem que o que mais interessa para outro pescador não é o material que ele usa, mas sim qual isca ele usa para pegar os peixes!

Eu uso muito as rapala CD MAGNUM de 11cm a 18cm, também uso(poucas vez) as lulas da williamson de 14cm a 21cm com cabeça de acrílico ou soft. Quando o barco está um pouco mais lento, uso também as lolla deep de 12cm até 5 nós de velocidade, acima disso elas costumam sair da água e embolar na linha.

Muito obrigado pela resposta e melhor ainda com os links do material!!!

Link para o comentário

1 hora atrás, Saverio disse:

Comprei a com cabo L

Peguei a DG50II

Gostei do material!!! Pesadinho mesmo... acho que vou comprar DG50II também e as varas bluespear 30lbs e a 130lbs.

Na 30lbs vou botar uma carretilha rapala caribbean gtr 25 que ganhei hoje de um tio meu e DG50II eu monto na 130lbs com nylon 1mm ou 1.2mm.

O que o amigo acha? Vai fucar um monstro de conjunto né? A 130lbs! Devo fazer uma travessia do atlântico no ano que vem,vou levar um barco pra África do Sul, acho que esse conjunto de 130lbs vai dar alguma segurança com relação a garantir o embarque de peixes maiores. E o de 30lbs vai ficar para a diversão mesmo... pra brincar com os dourados e cavalas aqui da nossa costa!

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário

So a título de esclarecimento, paguei o valor de RS-805,24 com o frete e a varinha para a loja, e paguei mais RS-512,39 de taxas, pois veio pela UPS e eles só entregam o material mediante o pagamento das taxas. É que a empresa  colocou o valor da vara como apenas $-20,00, por este motivo o valor baixo, mas paguei também ICMS  de 18% sobre os $-20,00 e o valor do frete. Teve mais algumas coisinhas misturadas no meio, mas creio que valeu a pena. Comprei a de 130 libras, e recebi hoje ao meio dia: realmete é um monstro de uma vara e bem leve também. Os passadores são genéricos dos Pac Bay. Pra semana posto o link da outra carretilha que comprei e coloquei nela 1000 metros de multi, só não lembro agora se 8 ou 12 fios, para 30 quilos. Como o drag da carretilha também é para 30 quilos, ficou muito legal. Postei foto dela na seção de Mostre seus equipamentos/Últimas compras de equipamentos, na página 261. 

• Thanks 1
Link para o comentário

Saverio eu também gosto de usar a linha de acordo com o drag do equipamento, acho que fica melhor pra briga e cabe mais linha. Eu comecei a colocar linha mais grossa no topshot(linha de cima) por causa das cavalas que estavam acabando com as minhas iscas, sempre contando a linha. Não gosto de usar cabo aço, diminui muito as ações. 

Link para o comentário

A linha 12 fios que coloquei na carretilha preta comprei nesta loja, é a 4,0, 1000 metros.

https://pt.aliexpress.com/item/10000056967488.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90aFhvnKN

Mas compro sempre linhas nesta outra loja, principalmente da marca "Daoud", que é muito macia. Nesta loja tem carrretéis das mais variadas metragens e diâmetros, mas tem que ficar de olho, pois as linhas entram em oferta e saem com uma velocidade incrível.

https://pt.aliexpress.com/store/836453?spm=a2g0o.detail.1000007.1.1f715e701AzFxl

Link para o comentário

A vara é esta aqui, encontrei o site da loja que comprei. Só que não vai dar certo usar partes da de 130 libras com esta, pois a outra vara o butt dela e 4 e desta é 2. Até existe um adaptador de butt de 4 para 2, mas eu vi o valor e vai sair muito caro para trazer para o Brasil, é em uma loja na Califórnia.

https://pt.aliexpress.com/item/32829337419.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90avAVNgb

Link para o comentário